10 dicas para melhorar a qualidade de vida

É notório que as pessoas estão em busca de conhecimento para viver mais e viver de forma saudável. Mudanças de hábitos e no estilo de vida são fundamentais neste processo. Sendo assim, para ajudar nessa missão, separamos algumas dicas para melhorar a qualidade de vida.

Toda mudança gera um desconforto e isso é normal. Contudo, basta um pouco de tempo e perseverança para que o hábito se incorpore a rotina e seja prazeroso.

E quando se fala em qualidade de vida, ou manutenção da saúde, o motivo para adotar novos hábitos saudáveis é ainda mais forte.

Se você se encontra em uma fase de transição e precisa fazer algumas mudanças no seu estilo de vida, siga com a leitura até o final para conferir as 10 dicas que separamos para iniciar este processo.

Este é um conteúdo que foi idealizado para lhe mostrar que é possível melhorar a qualidade de vida através de mudanças simples, mas que fazem total diferença na sua saúde e futuro.

Vamos conferir?

Em busca da qualidade de vida

Cada pessoa tem seu próprio motivo para melhorar a sua qualidade de vida.

Algumas delas enfrentam doenças graves, outras querem envelhecer com saúde e outras desejam ter mais motivação e energia para responder às demandas da rotina.

Hoje em dia, vivemos um momento de fácil acesso às informações. Com apenas um clique no celular é possível diagnosticar doenças, encontrar métodos preventivos e ler sobre medicamentos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos. No entanto, nem todas essas informações passam pelo crivo de um médico especialista e por este motivo, é preciso ter atenção ao que é encontrado na internet.

Em busca de dicas para melhorar a qualidade de vida, corre-se o risco de se deparar com informações inconsistentes e inseguras.

Nós incentivamos a mudança de hábitos e o estilo de vida para cultivar a saúde e a longevidade, contudo acreditamos que o primeiro passo é simples e começa dentro da sua casa.

Desta forma, será possível alcançar o seu objetivo inicial.

10 dias para melhorar a qualidade de vida

À vista disso, confira abaixo as 10 dicas para melhorar a qualidade de vida que nós separamos e consideramos relevantes em qualquer situação.

Alimente-se bem

Procure consumir os alimentos de verdade, ou seja, aqueles que a terra nos dá e que não vem embalados. Prefira alicerçar sua alimentação com esse tipo de alimento. Frutas, verduras, grãos, oleaginosas e etc, esses garantirão um equilíbrio de vitaminas, minerais e aminoácidos. E na dúvida evite o consumo exagerado de determinado alimento, a exemplo do carboidrato, item que pode lhe causar doenças.

Vale ressaltar que quando se fala em alimentação, o acompanhamento de um nutricionista é fundamental.

Hidrate-se

Não há bebida que substitua o consumo de água. Nossos tecidos e células são constituídos em sua grande parte por água, ou seja, o organismo precisa de uma ingestão saudável de água, diariamente. Se você sente muita sede já pode desconfiar de desidratação. Observe essa questão.

Durma o suficiente

O sono tem um poder de reparação, ou seja, se você não tem um sono de qualidade seu corpo não teve condições de se preparar para o outro dia. Estudos afirmam que um sono ininterrupto de 6 a 8 horas é suficiente para que o organismo se recupere e faça a sua “faxina” noturna. Contudo, indivíduos que acordam muitas vezes durante a noite ou acordam cansados, podem ter distúrbios que atrapalham esse regeneração.

Faça atividades físicas

Praticar atividade física influencia positivamente em diversos aspectos da vida e, principalmente, na qualidade de vida. O exercício físico vai além da questão estética, proporcionando ao indivíduo melhor condicionamento físico, disposição, energia, bom humor e resistência. A prática de atividade física, dependendo do tipo, fortalece o coração, a estrutura óssea e libera substâncias benéficas para a saúde do cérebro.

Neste ponto, vale reforçar que o acompanhamento de um profissional da éra é importante e necessário, a menos que você opte pelas caminhadas diárias.

Evite produtos industrializados

Complementando a primeira dica, evite o consumo de produtos industrializados e embutidos, como salsichas, apresuntados, patês prontos e etc. Esses produtos têm altos níveis de sódio e uma série de conservantes e ingredientes cancerígenos.

Tome cuidado com o açúcar

O açúcar consumido em excesso pode resultar em diversos problemas à saúde, a exemplo da diabetes e resistência insulínica. Além disso, o açúcar provoca o aumento de peso. Todo tipo de açúcar deve ser evitado, mas ao selecionar um para retirar da sua dieta, opte pelo açúcar refinado branco.

Cuide da sua mente

De pouco adianta manter a saúde física se a mente não está acompanhando esse processo. No mundo turbulento de hoje, é preciso acalmar a mente e trabalhar a inteligência emocional. A meditação tem sido uma das formas mais utilizadas para aumentar a capacidade do cérebro com relação ao foco, concentração e motivação.

Preste atenção no seu organismo

Prender a atenção das pessoas tem sido um desafio, ou seja, é difícil até mesmo, observar os sinais que o corpo nos manda. Quando algo não está bem, o organismo se manifesta da forma que pode. Cabe a cada um de nós prestar atenção e identificar o mais breve possível se existe algo de errado. Com isso, é possível melhorar a qualidade de vida e procurar ajuda de um médico especialista caso seja necessário.

Busque conhecimento

Seja uma pessoa inconformada. Inconformada com as informações que chegam até você, com as opiniões que recebe e com tudo que lê na internet. Tenha sempre um pensamento crítico e procure conhecimento seguro para embasar suas decisões com relação a saúde e qualidade de vida.

Elimine os vícios prejudiciais à saúde

Todas as dicas que você acompanhou até aqui são importantes e farão diferença na sua vida se aplicadas. Contudo, manter vícios prejudiciais à saúde pode anular essa iniciativa. E neste caso, me refiro ao fumo, bebidas e até mesmo uso de substâncias químicas. Para ter qualidade de vida você precisa eliminar esses vícios imediatamente.

Comece com o que você pode fazer hoje

Como falei anteriormente, nosso objetivo é facilitar o seu processo de transição em busca de uma vida mais saudável

Por isso, listamos aqui dicas simples e práticas que podem ser aplicadas ainda hoje, se assim o desejar.

Entretanto, o importante é dar o primeiro passo e viver um dia de cada vez, fazendo o seu melhor.

Se algo saiu do planejado, não desanime. Aceite que a mudança é um processo que leva tempo e volte a cuidar dos seus hábitos com dedicação.

Afinal, tudo que você precisa é começar.

Você também pode gostar de ler: O que você tem feito para envelhecer com saúde?

Dr. Victor Sorrentino

O médico gaúcho Victor Sorrentino carrega em seu DNA a relação com a Cirurgia Plástica. Filho de conceituado Cirurgião Plástico, respirou Medicina desde cedo e seguiu sua formação especializando-se no Rio de Janeiro.