7 dicas para dormir melhor hoje mesmo

Você precisa de dicas para dormir melhor?

Nem sempre é necessário passar por tratamentos complexos para melhorar a qualidade do sono. Inclusive, na maior parte das vezes nem é preciso.

Manter hábitos saudáveis no cotidiano ajudam você a dormir melhor. Quer saber quais deles adotar? Continue até o final deste artigo.

1. Hora para dormir e hora para acordar

Seu corpo funciona em ciclos. Quando você acostuma a acordar e dormir todos os dias no mesmo horário, naturalmente vai sentir sono em hora determinada e vai despertar sem muito esforço.

No início, pode demorar alguns dias e envolver empenho de sua parte até que seja um hábito. Mas, após alguns dias, esse será o ciclo do seu organismo até mesmo para finais de semana e feriados.

2. Cama é para dormir

Evite ir para a cama sem a finalidade de dormir. Aqueles momentos de ficar na cama antes de dormir confundem o seu cérebro. Principalmente quando você usa eletrônicos ou assiste TV nesses momentos.

Isso é tão importante quanto manter uma rotina com horário certo para dormir e acordar. Mantenha outro espaço para trabalhar, responder mensagens ou mesmo ter lazer em frente a TV.

3. Crie um ambiente favorável

Aconchego deve ser a palavra-chave para definir o seu quarto. Pouca luz, o mínimo possível de sons, roupas de cama bem limpas e macias. Se possível, utilize aromas naturais como lavanda, sândalo e camomila, que estimulam o bom sono.

4. Tranquilidade antes do sono

Atividades como namorar, ler um livro com história leve, ouvir música e brincar com as crianças melhora o relaxamento antes do sono. Assim, as chances de você ficar de um lado para o outro tentando dormir sem conseguir diminuem muito.

5. Alimentação leve

Sua última refeição deve ocorrer, pelo menos, 2 horas antes de dormir. Se, após isso, sentir fome, opte por frutas com baixa carga glicêmica e pouco carboidrato. Os alimentos pesados fazem que a digestão fique lenta e, por consequência, prejudicam o sono.

É importante lembrar que, também, as bebidas estimulantes devem ser evitadas, em especial aquelas que levam cafeína na composição. Em vez disso, dê preferência a chás naturais que contribuem para o sono.

6. Atividades físicas

Uma rotina de atividade física é muito importante para fazer que o corpo sinta cansaço na hora de dormir e libere os hormônios responsáveis pelo equilíbrio do ciclo circadiano.

No entanto, atenção ao momento em que você se exercita: de preferência, em até 4 horas antes de dormir. Caso seja muito próximo do momento de pegar no sono, é possível que dificulte a produção hormonal noturna e atrapalhe esse ciclo.

7. Remédios? Só em últimos casos

Ao fazer a higiene do sono, provavelmente você vai notar uma melhora considerável na sua qualidade de vida. Os fitoterápicos e a meditação também podem ajudar. Você pode ler mais neste artigo: Como dormir melhor sem usar nenhum remédio

Mas, se você continuar com dificuldades em pegar no sono, não hesite em procurar um médico. Todas essas dicas para dormir melhor precisam ser ditas à exaustão porque a maior parte das pessoas “pula” desses pequenos ajustes na rotina direto para a busca por remédios.

Dormir é essencial para a boa qualidade de vida. Quem não dorme, além de viver sempre indisposto, corre riscos até mesmo de sofrer acidentes.

Portanto, se você já tentou de tudo e não conseguiu, consultar um médico pode ser a solução. Ele vai examinar o seu caso e receitar as melhores estratégias para que você volte a dormir bem.

Eu espero que as dicas para dormir melhor hoje mesmo ajudem você.

Até a próxima!

Dr. Victor Sorrentino

O médico gaúcho Victor Sorrentino carrega em seu DNA a relação com a Cirurgia Plástica. Filho de conceituado Cirurgião Plástico, respirou Medicina desde cedo e seguiu sua formação especializando-se no Rio de Janeiro.