Meditação como terapia: quais seus efeitos na saúde?

A meditação como terapia não-convencional já é adotada nos protocolos do Spa Tour Life há muito tempo.

Consideramos a meditação tão importante quanto todas as outras terapias aqui oferecidas.

Quando usamos o conceito de “terapia não-convencional”, estamos falando daquelas terapias que são pouco utilizadas em nosso cotidiano clínico.

Em uma consulta de nutrição, por exemplo, o profissional consegue chegar até certo ponto com o seu paciente.

Ele é o responsável por orientar uma dieta saudável. Mas, se o paciente de fato vai ficar comprometido com essa nova rotina, cabe apenas a ele.

Manter o foco e a inteligência emocional é um grande desafio que nossos pacientes trazem para nós. Continue até o final para entender como a meditação é muito mais poderosa do que parece.

Começando a meditar

Os efeitos da meditação são cumulativos. Quanto antes você inclui a meditação como hábito de vida, mais você se beneficia dos resultados.

Maior controle do estresse, mais foco e menos ansiedade são alguns deles.

Sabemos que a maior parte dos pacientes do Spa Tour Life vive em grandes centros. São pessoas que relatam viver em apartamentos pequenos localizados em avenidas barulhentas.

Essas pessoas encontram no Spa Tour Life o local ideal para começar a meditar. Em meio ao verde silencioso da nossa sede, um recanto no interior de Montenegro (RS), muitos descobrem as primeiras sensações da meditação.

Mas, e depois de voltar à rotina?

O Spa Tour Life não é um simples spa de tratamentos e emagrecimentos. Somos uma verdadeira escola de saúde. Nosso objetivo é que você leve para a sua vida tudo que aprende aqui, inclusive a meditação.

Por isso, o próprio paciente pode conversar com os médicos durante qualquer prática e relatar as suas dificuldades. Juntos, podemos chegar a melhor solução para manter os resultados e o bem-estar conquistados durante a estada no Spa Tour Life.

Leia também: Conheça 7 terapias e tratamentos do Spa Tour Life

Benefícios da meditação para a saúde

Qualquer tratamento é beneficiado pela prática da meditação.

O controle do estresse, que é um dos primeiros efeitos, faz que o organismo deixe de sofrer agressões por parte dos hormônios como cortisol e adrenalina.

Esses hormônios, quando estão em níveis muito altos, prejudicam o sistema imunológico.

A meditação já é adotada, inclusive, em tratamentos de câncer. Ela é responsável por reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia, como náuseas, vômito, insônia e falta de apetite.

Estudos em universidades americanas investigam incansavelmente os efeitos da meditação em tratamentos de saúde de forma geral. Durante muito tempo, as fronteiras entre as práticas meditativas e o misticismo confundiram médicos e estudiosos.

Hoje, a neurociência assumiu papel central em estabelecer diálogo entre ciência e tradições. Diante de estudos, ficou comprovado que meditar auxilia em tratamentos de dores, problemas digestivos e até hipertensão.

Em nosso cotidiano do Spa Tour Life, integramos essa terapia aos nossos pacientes para que obtenham maior êxito em seus tratamentos, independente do objetivo.

Esperamos que este artigo ajude você a entender mais sobre a meditação como terapia.

Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em nosso canal do YouTube.

Dr. Victor Sorrentino

O médico gaúcho Victor Sorrentino carrega em seu DNA a relação com a Cirurgia Plástica. Filho de conceituado Cirurgião Plástico, respirou Medicina desde cedo e seguiu sua formação especializando-se no Rio de Janeiro.