O que você tem feito para envelhecer com saúde?

Envelhecer com saúde é o sonho de qualquer pessoa. Com a expectativa de vida aumentando cada vez mais, todos querem aproveitar ao máximo o nosso tempo de vida da melhor forma possível, e preferencialmente sobrando saúde.

Atualmente, 14,3% dos brasileiros são idosos, o que dá algo em torno de 30 milhões de pessoas. Para daqui 11 anos — em 2030 — esse número deve ser maior que o de crianças e de adolescentes com até 14 anos. Talvez até lá você ainda não seja idoso, mas os cuidados que você deve ter para não lhe faltar saúde na chamada melhor idade devem começar agora mesmo.

Quer algumas dicas para envelhecer com saúde? Então este artigo foi feito especialmente para você! Confira!

Conjunto de ações

Para melhorar a qualidade de vida na terceira idade, o Ministério da Saúde recomenda um conjunto de ações que visam o fortalecimento corporal, a saúde mental e a independência. Para isso, recomenda-se o acompanhamento médico com exames periódicos.

Preste muita atenção nos tópicos a seguir.

Alimentação 

Uma má alimentação pode causar uma série de complicações em nosso corpo, como infarto, diabetes, AVC, pressão alta, entre outras. As doenças crônicas são hoje responsáveis por mais de 70% das mortes no Brasil. Desta forma, uma alimentação saudável e balanceada é vital para que possamos envelhecer com saúde.

Atividades físicas

O sedentarismo é outro problema sério para o corpo humano, e pode desencadear uma série de doenças. A melhor forma de evitar isso é com uma rotina de exercícios que trabalhe as áreas motoras no nosso corpo, contribuindo para o equilíbrio, a força, a resistência, o fôlego e a flexibilidade. Atividades como caminhadas, hidroginástica e a natação são especialmente indicadas.

Saúde

Estar atento ao calendário de vacinação é outra dica essencial, já que devido às alterações do nosso sistema imunológico, podemos estar cada vez mais suscetíveis a doenças infecciosas. Para idosos, o Ministério da Saúde conta com o programa nacional de imunizações (PNI), com oferta de vacinas como Hepatite B, Influenza, Pneumocócica 23, Febre amarela, e difteria e tétano.

Ócio

O descanso e o lazer também são fundamentais para a saúde psicológica e para o equilíbrio mental e físico. Na terceira idade, é recomendado momentos intercalados entre a diversão e o descanso, mas que sejam sempre feitos de forma prazerosa, e não por obrigação.

Contato social

Para garantir um envelhecimento com saúde é importante ainda que a inserção social seja mantida. O contato com amigos e família, além de uma rotina participativa, é importante para o bem-estar social.

Leia também: Como transformar sua saúde em uma semana?

Envelhecer com saúde

Além de tais medidas, na terceira idade é importante tomar cuidado especial com a saúde e estar atento a qualquer alteração no corpo. Por isso, um médico deve ser sempre consultado para que faça o acompanhamento e previna o aparecimento de qualquer doença.

O mais importante é que com o passar dos anos, os idosos mantenham-se ativos  e que o envelhecimento não seja empecilho de fazer aquilo que querem ou valorizam. Além disso, conte com o Spa Tour Life e todos os nossos programas de longevidade saudável e envelheça com qualidade de vida!

Dr. Victor Sorrentino

O médico gaúcho Victor Sorrentino carrega em seu DNA a relação com a Cirurgia Plástica. Filho de conceituado Cirurgião Plástico, respirou Medicina desde cedo e seguiu sua formação especializando-se no Rio de Janeiro.