Como desintoxicar o organismo para começar bem o ano

É comum lembrar de desintoxicar o organismo depois que o ano acabou e as festas já boicotaram toda tentativa de uma rotina saudável, sem nenhuma consideração. No entanto, o processo de desintoxicação pode começar antes mesmo do ano novo chegar.

Começar o ano novo com metas traçadas, pendências resolvidas e contas pagas é o objetivo de muitas pessoas.

Mas e sobre começar o ano com o organismo em dia? Funcionando bem e de forma saudável? Você já pensou nisso?

Eis uma oportunidade bacana de repensar hábitos físicos, alimentares e até psicológicos. Considerando que o organismo é um sistema complexo, todas as esferas precisam estar saudáveis para colher os frutos de uma vida longa e tranquila.

Iniciemos pela desintoxicação do organismo para adentrar o ano com energia e disposição.

Se esta é uma das suas resoluções de final de ano, continua comigo para conferir a importância da desintoxicação do organismo além de muitas dicas para começar hoje mesmo.

Vamos lá?

Por que você precisa desintoxicar o organismo?

O consumo de alimentos pobres em nutrientes, a carência de água no corpo e a escassez de atividade física, fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. A falta de priorização sobre uma rotina saudável faz com que as pessoas deixem a sua saúde em último plano.

A desintoxicação do organismo serve para ajudar na missão de corrigir toda essa “bagunça” que se formou ao longo dos dias.

Quando se fala em desintoxicação, logo vem em mente a sensação de limpeza, não é mesmo?

Justamente porque desintoxicar se trata de fazer uma limpeza natural no organismo começando pelo fígado e intestino. O fígado é o órgão que filtra o sangue do corpo humano, ou seja, ele retém uma grande quantidade de impurezas ao longo da vida.

Um corpo sobrecarregado de impurezas ou toxinas perde boa parte da sua vitalidade, apresentando sintomas como cansaço excessivo, sono conturbado, ansiedade, retenção de líquidos e etc. Sendo assim, a desintoxicação do organismo neutraliza as toxinas e elimina as impurezas.

A partir disso, o corpo passa a sentir os benefícios dessa limpeza natural, sendo eles: pele revigorada, cabelo com brilho, menos inchaço e aumento da energia vital, para citar alguns.

Você também pode gostar de ler: Por que desintoxicar o corpo é tão importante para a saúde?

Como desintoxicar o organismo em casa?

A desintoxicação do organismo é um processo natural e desta forma, ele pode ser feito em casa.

A base da limpeza se dá por meio de uma dieta saudável, eliminando alimentos processados, açúcares e gorduras trans, inserindo alimentos ricos em nutrientes, além do aumento no consumo diário de água.

Mas para que o processo de desintoxicação do organismo seja mais eficiente e completo você pode aliar outros hábitos saudáveis como atividade física regular e relaxamento da mente, que pode se dar através da meditação, por exemplo.

O tempo de duração de uma desintoxicação é relativo e depende da resposta de cada organismo. Não há um limite de tempo, entretanto ela pode ser feita uma ou duas vezes ao ano.

Para lhe ajudar neste processo nós elencamos alguns alimentos e hábitos desintoxicantes.

Alimentos e hábitos para desintoxicar o organismo

Existem diversos alimentos que ajudam na desintoxicação do organismo, veja só:

  • Couve: rica em substância anti inflamatória;
  • Abacaxi: um excelente diurético;
  • Maçã: rica em fibras que funcionam como uma uma esponja, limpando o organismo;
  • Laranja: tem ação antioxidante e auxilia no funcionamento do intestino;
  • Limão: tem ação antioxidante;
  • Arroz integral: rico em fibras auxiliando no funcionamento do intestino;
  • Gengibre: ativa o metabolismo;
  • Alho: rico em antioxidantes.

Manter uma dieta baseada nos alimentos acima e acompanhada do consumo diário de, aproximadamente, 2 litros de água garantirá um processo de desintoxicação de sucesso.

Para completar o processo adote hábitos saudáveis como:

  • Limpar e relaxar a mente através da meditação ou do contato com a natureza;
  • Exercitar-se regularmente;
  • Esfoliar a pele para mantê-la renovada;
  • Ler um bom livro ou aprender algo novo para exercitar o cérebro;
  • Dormir o suficiente para manter o corpo descansado.

Se você quer ir além no seu processo de desintoxicação, ainda pode optar pelo nosso Protocolo Detox, um programa feito especialmente para quem deseja purificar o organismo e deixá-lo pronto para uma vida mais saudável.

Confira como funciona o Protocolo Detox do Spa TourLife.

Organismo novo, vida nova

Não há nada melhor do que começar um novo ano do jeito que a gente deseja, não é mesmo?

Se o seu objetivo é ter uma vida nova por meio de um corpo novo, aposte na desintoxicação do organismo.

Com as dicas acima você pode iniciar este processo no conforto da sua casa e começar a usufruir dos benefícios de um corpo saudável, leve e livre de toxinas e impurezas.

Seja a mudança que você deseja ver no seu corpo.

Dito isto, tudo depende da sua motivação e vontade para fazer uma desintoxicação completa a fim de começar bem o ano novo que se aproxima.

Vamos lá?

Dr. Victor Sorrentino

O médico gaúcho Victor Sorrentino carrega em seu DNA a relação com a Cirurgia Plástica. Filho de conceituado Cirurgião Plástico, respirou Medicina desde cedo e seguiu sua formação especializando-se no Rio de Janeiro.