Os benefícios da caminhada na natureza para o cérebro

Ansiedade, depressão, tristeza e desânimo são alguns dos problemas que grande parte das pessoas enfrenta durante a vida. O que pouca gente sabe é que existem maneiras naturais de atenuar esse sintomas, a exemplo da caminhada. No artigo dessa semana vamos explorar os benefícios da caminhada para a saúde e o cérebro.

Pode até parecer mais fácil tomar um remédio e aguardar que os sintomas passem, contudo, no longo prazo, essa não é uma boa opção. 

Cuidar do cérebro com medicamentos pode ser necessário dependendo do caso e somente um profissional especializado poderá afirmar isso.

No entanto, poucas pessoas consideram que os benefícios da caminhada para o cérebro são inúmeros. Além de ser uma atividade que não em custo financeiro e todo perfil de pessoa pode fazer.

Aproveite este artigo até o final e descubra os benefícios da caminhada para uma vida longa e saudável.

E para deixar este conteúdo ainda mais completo nós listamos 5 dicas para que você possa aproveitar ao máximo a caminhada.

Vamos conferir?

Os benefícios da caminhada para o cérebro

Pesquisas comprovam que após uma caminhada alguns neurônios são ativados, sendo que estes inibem a atividade nervosa das células, ou seja, a caminhada mantém o cérebro e o restante do corpo em um estágio de calmaria.

Um estudo realizado pelo Dr. Arthur Kramer da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, evidenciou que caminhar três vezes por semana durante 40 minutos, por um ano, aumenta o volume do hipocampo, região responsável pela memória.

As pessoas idosas tendem a perder massa do hipocampo e a caminhada se torna uma forma de manter essa região com uma performance desejável. O que pode ser prevenido desde sempre.

Além disso, existem outros benefícios da caminhada. Veja:

  • Impede que a células nervosas do cérebro se tornem hiperativas;
  • Fortalece a memória;
  • Melhora o sistema circulatório evitando doenças cardiovasculares;
  • Libera uma maior quantidade de endorfina no corpo, hormônio responsável pela sensação de alegria e relaxamento;
  • Diminui a produção de gorduras ruins, melhorando o colesterol;
  • Aumenta o nível de energia no corpo;
  • Melhora a qualidade do sono.

Uma vez declarada a série de benefícios da caminhada para o cérebro e para o corpo humano, observe as dicas para aproveitar ao máximo a sua caminhada diária.

Leia também: Viver mais e melhor é possível, mas você precisa querer

5 dicas para aproveitar o máximo da caminhada

Caminhar é uma atividade simples e democrática. Todos podem fazer sem restrição de tempo ou dia.

E sendo tão benéfica para a saúde e longevidade, veja as 5 dicas que separamos para aproveitar ao máximo este momento.

Dica 01) Opte por caminhadas na natureza

A conexão com a natureza desperta sensações que aumentam os benefícios da caminhada, como por exemplo, a paz e o relaxamento.

Contemplar a natureza durante a caminhada estimula sentimentos como a gratidão que consequentemente, trazem alegria. Sendo assim, se você puder optar por caminhar na natureza, dê preferência a ela.

Dica 02) Hidrate-se antes, durante e depois

Beber água faz com que o corpo transporte nutrientes e energia mais rapidamente, mantendo-o preparado para a atividade física. Além disso, a ingestão de água regula a temperatura corporal que sobe na prática de um exercício.

Hidrate-se durante, principalmente, se a caminhada for mais longa.

Dica 03) Faça alongamentos sempre que possível

Alongar o corpo prepara os músculos para a atividade física prevenindo-o de lesões, distensões e inflamações. O alongamento pós caminhada evita tensões acumuladas pela ação do exercício.

Dica 04) Use roupas confortáveis

Hoje em dia existem tecidos que facilitam a transpiração e circulação de ar no corpo, tornando a caminhada mais agradável. Esse é um investimento que vale a pena visto que o conforto motiva na continuidade da atividade física.

Dia 05) Mantenha uma consistência

Eis uma coisa muito importante quando se fala nos benefícios da caminhada: manter a consistência. Ou seja, caminhar sempre, nem que seja por um tempo menor.

A frequência das caminhadas é que vai promover todos os benefícios que vimos acima. E com o tempo este exercício se torna um hábito e você poderá ir aumentando sua resistência de tempo e esforço.

Aproveite este exercício gratuito e acessível para ingressar no mundo das atividades físicas.

Se você desejar, pode contar com a ajuda de um processo estruturado e dinâmico que o insere na rotina de hábitos saudáveis e da caminhada, a exemplo do Protocolo Detox.

desintoxicacao

Caminhar para viver melhor

Independente da situação, a melhor escolha é aquela que você pode começar hoje. 

Se puder caminhar 10 minutos ao dia, comece assim. Mas dê o primeiro passo para ter uma vida mais saudável e um cérebro vigoroso.

Esse é o tipo de atitude que lhe trará benefícios a curto, médio e longo prazo.

Você pode caminhar para viver melhor.

Você tem pode gostar de ler: Como transformar sua saúde em uma semana?

Dr. Victor Sorrentino

O médico gaúcho Victor Sorrentino carrega em seu DNA a relação com a Cirurgia Plástica. Filho de conceituado Cirurgião Plástico, respirou Medicina desde cedo e seguiu sua formação especializando-se no Rio de Janeiro.