Quais os impactos dos pensamentos na saúde?

Lei da atração, pensamento positivo, atitude otimista e por aí vai. Será mesmo que essas iniciativas melhoram nossa qualidade de vida? Dada a relevância deste assunto, vamos entender quais são os impactos dos pensamentos na saúde por meio do artigo de hoje.

Quando as pessoas se encontram em situações de alto estresse ou acometidas por doenças graves, é comum que elas comecem a refletir sobre o que poderiam ter feito de diferente durante a vida.

E dentre essas reflexões, algumas se deparam com a forma como encaravam seus problemas, dificuldades e conflitos mentalmente.

No dia a dia pensamos em milhões de coisas e situações, ou seja, vivemos com a cabeça cheia de pensamentos de todos os tipos, e cabe a nós escolher quais dele queremos cultivar.

Pensamentos positivos ou negativos?

Desta forma, não é difícil observar que as pessoas que pensam positivamente e levam a rotina de forma mais tranquila, conservam uma qualidade de vida apreciável. E diante disto, se pode perceber que ter atenção aos impactos dos pensamentos na saúde do corpo como um todo, é uma necessidade.

O que poucos sabem, é que isso foi comprovado cientificamente. Veja no próximo tópico.

Impactos dos pensamentos na saúde

Os impactos dos pensamentos na saúde são objetivo de estudo a algum tempo. 

Tentando entender como os pensamentos influenciam na parte física e psicológica do ser humano, pesquisadores não se cansam de procurar respostas.

Um estudo feito com mais de 300 voluntários nos EUA em 2003, mostrou a importância de se ter uma atitude mental positiva para a saúde. 

Todos os voluntários foram infectados com o vírus do resfriado e seus sintomas foram observados por 5 dias. Os resultados indicaram que, aqueles que tinham uma visão mais positiva da vida, eram três vezes menos propensos a desenvolver os sintomas do resfriado do que aqueles que tinham uma visão negativa.

À vista disso, ficou claro que a forma como nos sentimos, baixa nossa imunidade, até que isso se reflita em alguma enfermidade. 

Um exemplo disso é o estresse crônico, que perturba o equilíbrio hormonal do corpo e esgota substâncias químicas cerebrais necessárias para a felicidade, levando inclusive ao envelhecimento precoce.

Diante dessas constatações, é expressa a importância de mantermos uma atitude positiva, cultivando pensamentos e emoções que nos façam sentir bem. 

Benefícios do pensamento positivo

Pensamentos e emoções podem intervir na sua saúde, afinal, estão intimamente ligados ao seu corpo. A nossa conexão de mente e corpo é muito mais poderosa do que possamos imaginar e, muitas vezes, não nos damos conta disso.

Sendo assim, dentre os benefícios da positividade, destacam-se: 

  • Melhora o sono; 
  • Recupera rapidamente o estresse cardiovascular;
  • Melhora a imunidade;
  • Combate os efeitos da ansiedade e depressão;
  • Aumenta a conexão com as outras pessoas;
  • Inspira hábitos saudáveis.

Portanto, preste a atenção nos pensamentos que você tem durante o dia e na frequência das conversas que você inicia com as pessoas. São mais positivas ou negativas?

Além disso, evite se comparar com os outros e cultive hábitos que o relaxem e deem prazer. Você precisa e deve separar um tempo para alimentar o seu cérebro com atitudes que lhe deem prazer e satisfação. Esse comportamento aumenta a disposição, a criatividade e a positividade diante das situações.

Por último e não menos importante, adote uma postura de gratidão diante da vida e das situações. Ao ser grato, você desperta outros sentimentos benéficos a saúde do corpo e da mente, como a alegria e o bom humor.

Você também pode gostar de ler: Viver mais e melhor é possível, mas você precisa querer

5 pensamentos positivos para começar bem o dia

Sabendo dos impactos dos pensamentos para a saúde e dos benefícios de se conservar pensamentos positivos, comece hoje mesmo a praticar afirmações prósperas e confiantes ao iniciar o seu dia.

Para lhe ajudar nessa missão nós separados 5 pensamentos positivos para meditar ao iniciar o dia. Veja:

“Tenho força e habilidades para vencer qualquer desafio que a vida me apresenta.”

“Meus erros são degraus para o sucesso, porque aprendo com eles.”

“Meu corpo é saudável e minha alma é tranquila.”

“Aceito todas as experiências, mesmo as desagradáveis.”

“Deixo o passado e vivo plenamente o presente.”

Assim sendo, perceba que ao meditar as afirmações acima, você está preparando o seu cérebro para as coisas boas, e também as coisas ruins, que possam acontecer no seu dia, fazendo com que ele interprete positividade em tudo o que acontece.

Você é o que você pensa

Alguém já lhe disse essa frase? “Você é o que você come.” Pois bem! Você também é o que pensa.

Não se pode negar que é desafiador nos mantermos positivos sempre, mas ao adquirirmos o hábito de observar e tentar mudar o que pensamos, já se pode ter um grande avanço. 

Tire um tempo para fazer o que lhe alegra, tenha o hábito de agradecer e perdoar, e não reprima suas emoções.

Esse é um objetivo diário que você precisa querer cultivar a fim de amenizar, ou até mesmo, eliminar os impactos dos pensamentos na saúde.

Desta maneira, a escolha é de cada um, de cada uma.

Leia mais: Limpar para equalizar: o grande poder do detox

Dr. Victor Sorrentino

O médico gaúcho Victor Sorrentino carrega em seu DNA a relação com a Cirurgia Plástica. Filho de conceituado Cirurgião Plástico, respirou Medicina desde cedo e seguiu sua formação especializando-se no Rio de Janeiro.