O Instituto Nacional do Câncer estima que mais de 620 mil novos casos da doença surgirão no Brasil em 2020. Sabe-se que estilo de vida e câncer tem total relação e que alguns cuidados importantes podem evitar o aparecimento avassalador da doença.
Existem duas formas de um câncer surgir na vida do indivíduo: de forma incontrolável ou de forma evitável.
Fatores genéticos e idade são fatores que não se pode controlar.
Contudo, a prevenção por meio do estilo de vida pode evitar o aparecimento de cânceres e outras doenças graves. Atitudes preventivas são de extrema importância quando se fala em saúde e qualidade de vida.
Por este motivo, no artigo desta semana vamos explorar a relação que existe entre estilo de vida e câncer, quais são os fatores de risco e o que fazer para se prevenir.
Sendo este um assunto que lhe interessa, siga com a leitura até o final para compreender a questão da prevenção no surgimento de cânceres.
Portanto, se informar é uma boa maneira de começar.
Aumento do risco de câncer
Existem diversos fatores relacionados ao estilo de vida que aumentam o risco de câncer. A obesidade é o principal deles, acometendo um grande número de pessoas mundo afora.
Desta maneira, uma pessoa que tem obesidade pode ter chegado a este estágio por questões genéticas, saúde fragilizada ou por um estilo de vida desfavorável.
O que mais chama a atenção quando se fala em estilo de vida e câncer, é que os indivíduos sabem que precisam cuidar da saúde, manter hábitos saudáveis, praticar exercícios físicos e se alimentar bem, mas não o fazem.
Em muitos casos, como costumamos ver por aqui, a pessoa só muda seu estilo de vida após vivenciar uma doença grave ou ser impactado pelo surgimento de um câncer.
É fato que nunca é tarde para começar a cuidar da saúde com determinação e disciplina, mas ninguém precisa esperar pelo pior para adotar iniciativas preventivas que resultaram em uma vida longa e saudável.
Leia mais: Você conhece o seus fatores de risco?
Estilo de vida e câncer: quais são são os fatores de risco
Toda mudança gera um desconforto e mexer no estilo de vida de uma pessoa não seria diferente.
Hábitos enraizados e a exposição que se tem sobre os produtos industrializados “fáceis de consumir”, torna essa missão ainda mais difícil.
No entanto, é extremamente necessário adotar um estilo de vida saudável para prevenir o câncer e, também, diversas outras doenças graves.
Se você chegou até este ponto da leitura é porque deseja mudar seu estilo de vida a fim de preservar sua saúde.
Sendo assim, observe quais são os fatores que merecem a sua atenção para evitar o aumento de risco de cânceres:
- Tabagismo. Você fuma?
- Sedentarismo. Quanto você se movimenta durante o dia? Faz atividade física regularmente?
- Alimentação. O que você costuma comer? Alimentos verdadeiros ou industrializados? Você consome muito açúcar? Consome bebidas alcoólicas com frequência?
- Radiação ultravioleta. Como você se protege do sol?
- Doenças infecciosas. Como você se previne de doenças infecciosas? E das doenças sexualmente transmissíveis?
Sendo assim, avalie tais questões e identifique quais são as mais preocupantes no seu estilo de vida atual. Se algo lhe chamar a atenção, procure um médico especialista para lhe auxiliar.
O que você pode fazer para se prevenir
Sabendo que existem fatores evitáveis quando se fala no surgimento do câncer, a prevenção se torna aliada no alcance de uma vida saudável.
Mas para isso, é preciso cultivar hábitos favoráveis a exemplo do que vou listar abaixo:
- Não fumar, nem ativa ou passivamente;
- Evitar consumir alimentos processados, industrializados, açúcares, gorduras de má qualidade, bebidas alcoólicas e produtos refinados;
- Se alimentar com comida de verdade: frutas, verduras e tudo o que a terra nos dá, além de grãos integrais, gorduras de boa qualidade e água.
- Praticar atividade física diariamente, ainda que seja 30 minutos por dia. Se movimente para manter o corpo forte e ativo.
- Faça seu check-up regularmente e converse com seu médico sobre tudo de diferente que venha a sentir no seu corpo. Nesse momento é importante ser transparente.
- Manter seus exames e vacinas em dia.
- Fazer sexo seguro.
Desta forma, temos hábitos que são simples e que você pode começar a praticar ainda hoje, basta decidir por isso. Manter o câncer afastado pode depender do que se vive no dia a dia.
O poder da prevenção
Na estimativa do INCA o câncer mais frequente nos homens é o de traqueia, brônquios e pulmões. Esse é um exemplo importante do quando um hábito destrutivo pode resultar em uma doença grave e devastadora.
Hoje em dia, muito se fala sobre os malefícios do cigarro. Contudo, houve uma época em que isso não era o foco das atenções.
E assim, as pessoas não deram a devida importância, passando a colher os resultados de um estilo de vida desfavorável à saúde.
Será que a mesma situação se repete, hoje em dia, com a nossa alimentação?
Dito isto, alimentar-se corretamente aliando todos os outros hábitos saudáveis que citei logo acima, é uma boa forma de manter a doenças graves bem longe.
Prevenir é melhor do que remediar.
Você também pode gostar de ler: O que você tem feito para envelhecer com saúde?