Qual a importância de cuidar dos pés?

Caminhar parece algo simples e intuitivo, não é mesmo? No entanto, esse é um ato que envolve uma parte importante do nosso corpo que trabalha intensamente durante a caminhada. Por este motivo, e por diversos outros, o artigo abaixo explica com detalhes como cuidar dos pés.

Os pés são as únicas partes do corpo humano que tocam o solo diretamente.

Eles formam uma estrutura mecânica, muito bem orquestrada, que segura o peso corporal enquanto levantamos, deitamos, caminhamos ou sentamos.

Perceba que os pés carregam uma grande responsabilidade e esse já seria motivo suficiente para que cada um de nós aprenda a cuidar dos pés.

Além disso, existem diversos benefícios em se cuidar bem dos pés, que vão desde melhora na qualidade de vida até a prevenção de doenças.

Então, para entender quais são esses problemas e aprender as dicas de como cuidar dos pés, siga até o final dessa leitura.

Principais problemas que acometem os pés

Normalmente ele fica escondido dentro do calçado e pode passar despercebido no dia a dia corrido. Contudo, os pés também podem sofrer com patologias e até mesmo, problemas que refletem no restante do corpo.

Sendo assim, veja quais são os principais problemas que prejudicam os pés:

Esporão

Quando o ligamento do calcanhar se calcifica surge o esporão. A dor se assemelha a uma agulha entrando na pele, principalmente, quando a pessoa apoia os pés no chão. O esporão surge devido ao excesso de peso e ao uso de calçados inadequados para a prática de caminhadas ou atividades físicas.

Fascite

Essa é uma inflamação do tecido denominado fáscia plantar, ou seja, o tecido que cobre a sola dos pés. Os principais sintomas da fascite são rigidez, dor e queimação no pé pela manhã ao levantar ou depois de passar muito tempo em pé.

Rachadura

Embora não cause dor ou problemas mais graves, as rachaduras no pé podem indicar uma pele desidrata. Se houver a presença de cortes, um médico precisa ser consultado.

Joanete

Este é um problema de desalinhamento do dedão do pé com o osso que o liga ao tornozelo. Com isso, a pessoa pode ter dores frequentes nos pés e desenvolver uma deformação que parece um caroço logo abaixo do dedão. O joanete, em mulheres, pode ocorrer por conta do uso de sapatos de bico fino durante muitos anos.

Cãibras

As cãibras são contrações dolorosas e involuntárias dos músculos dos pés. Tal manifestação pode estar associada a falta de água e de alguns minerais no organismo ou da má circulação do sangue, caso ocorra com frequência. A falta de alongamentos nos pés e o uso de sapatos inadequados aumenta o acontecimento das cãibras.

Por que você deve cuidar dos pés

Como se constatou até aqui, os pés podem sofrer com diversos acontecimentos ao longo da vida. Mas como se isso não bastasse, é necessário cuidar dos pés porque eles auxiliam no nosso deslocamento e sustentação.

Sendo assim, se os pés não estão saudáveis, movimentos simples como levantar, podem se tornar um tormento.

Para os praticantes de esportes como corrida, salto, pedalada e etc., esse cuidado é ainda maior. Sendo o pé responsável pelo impulsionamento durante uma corrida, as chances de ele enfrentar problemas são ainda maiores, principalmente, se estivermos falando de um solo irregular.

Dito isto, vamos às dicas de como cuidar dos pés.

Dicas para cuidar dos pés

Ao saber que os pés merecem cuidados, assim como todas as outras áreas do corpo, vamos listar algumas dicas para que você possa cuidar dos pés adequadamente.

Veja:

Hidratação

A pele do pé é mais espessa justamente por ficar exposta ao solo e sustentar nosso peso. Com isso, ela precisa ser esfoliada e hidratada com produtos próprios para os pés. Esse procedimento pode ser feito por um podólogo, sendo que a manutenção preventiva pode ser feita em casa.

Lavação

Ao lavar bem os pés, se evita o aparecimento de outros problemas como mau cheiro e micoses. Não se deve negligenciar essa parte do corpo na hora do banho. Ao lavar os pés, passe uma esponja entre os dedos e seque bem. Fungos adoram umidade.

Sapatos adequados

Muitas vezes os sapatos mais bonitos não são os mais confortáveis. É importante que você leve em consideração o conforto do calçado para oferecer saúde aos pés. Sapatos apertados ou grandes demais também dificultam os movimentos e a disposição dos ossos dos pés.

Corte das unhas

O corte das unhas dos pés também merece atenção. Não há a necessidade de cortar as unhas semanalmente. De 15 em 15 dias é um tempo bom para evitar que a unhas encravem e se tornem inflamações graves.

Escalda pés

Quem não gosta de um banho relaxante? Pois bem, nossos pés também adoram. O escalda pés oferece um momento de relaxamento e promoção da circulação do sangue por meio da água. Depois de ficar muito tempo em pé ou de praticar atividade física por um longo período, um escalpa pés é bem vindo.

Um passo de cada vez

Os problemas nos pés aumentam com a idade, ou seja, conforme os usamos eles tendem a precisar de mais atenção e zelo.

Coloque em prática as dicas que listamos acima para cuidar do seus pés e evite que problemas maiores possam aparecer nessa parte do corpo que é tão importante.

Desta forma, o cuidado preventivo é sempre a melhor maneira de se chegar a uma vida longa e saudável.

Você também pode gostar de ler: Conheça 7 terapias e tratamentos do Spa Tour Life

Dr. Victor Sorrentino

O médico gaúcho Victor Sorrentino carrega em seu DNA a relação com a Cirurgia Plástica. Filho de conceituado Cirurgião Plástico, respirou Medicina desde cedo e seguiu sua formação especializando-se no Rio de Janeiro.