Os efeitos colaterais da poluição sonora para o corpo

Falar sobre poluição sonora pode até parecer algo simples, mas não é. Além de causar problemas para a saúde dos seres vivos, causa muitos conflitos entre as pessoas. Dada essa importância, hoje vamos falar sobre os efeitos da poluição sonora no corpo humano.

A poluição sonora é uma questão tão presente na vida cotidiana que a sua condução está prevista em Lei.

Considerada prejudicial para o ambiente causando até mesmo desordem social, a poluição sonora merece a atenção das autoridades e a nossa também.

Poucas pessoas param para analisar os efeitos da poluição sonora na sua própria saúde e o conteúdo que você verá nas próximas linhas pode surpreender.

Disto isto, para entender o que é a poluição sonora, quais são seus efeitos sobre o corpo humano e de que forma se pode evitá-la, faça esta leitura até o final.

Seus ouvidos irão agradecer!

O que caracteriza poluição sonora?

O mundo nem sempre foi tão barulhento.

A poluição sonora é um problema enfrentado pelas gerações atuais e a grande questão é que essa ocorrência não para de crescer. Apesar de não deixar resíduos ou poluentes no ambiente, essa é uma forma de poluição extremamente prejudicial a saúde.

Sendo assim, a poluição sonora se caracteriza pelo aumento do nível do som do ambiente alterando a condição normal da audição.

Indústrias, obras urbanas, festas, shows e, principalmente, o trânsito, são exemplos de ruídos prejudiciais.

De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, o indivíduo não deve ficar exposto a um som superior a 50 decibéis (unidade de medida do som). Conforme esse número aumenta o ser humano já começa a sentir os efeitos colaterais da poluição sonora, como por exemplo, tensão, falta de concentração e dificuldade de raciocinar com clareza.

Não é somente o ser humano que sofre com os danos da poluição sonora. Animais e plantas também são prejudicados ao serem submetidos a níveis extremos de ruídos ou barulhos.

Desta forma, ao ser exposto à poluição sonora, o ser humano precisa gastar mais energia para realizar atividades que seriam relativamente simples. E por consequência tem-se um aumento dos problemas relacionados a qualidade de vida e saúde.

Os efeitos colaterais da poluição sonora do corpo

Um recente guia publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2018, analisou os danos causados pela poluição sonora a saúde do corpo humano.

À vista disso, o material deixa claro que a poluição sonora pode ter associação com doenças metabólicas e cardiovasculares, déficits cognitivos e, até mesmo, obesidade.

A resposta, mais uma vez, está nos hormônios. Os efeitos fisiológicos do barulho são geralmente induzidos por dois sistemas diferentes: o eixo da medula da glândula suprarrenal e o eixo hipotalâmico-hipofisário-adrenal (HPA).

O eixo da medula da glândula suprarrenal é ativado por uma “reação em cadeia que leva à hipertensão, secreção de adrenalina e noradrenalina”. Em outras palavras, o efeito do barulho é nos colocar em situação de alerta constante.

A hiperatividade do eixo hipotalâmico-hipofisário-adrenal (HPA), por sua vez, está associada a situações de estresse crônico, estimulando a liberação de cortisol excessivamente.

Desse modo, o excesso crônico de ruídos afeta nossa fisionomia e nos deixa mais propenso à depressão, obesidade, fadiga crônica, doenças metabólicas e autoimunes, além de obviamente, problemas auditivos.

3 dicas para cuidar dos seus ouvidos

Visto que a poluição sonora pode contribuir para o surgimento de doenças graves, é preciso ter atenção e cuidado com os ambientes em que passamos a maior parte do tempo.

Por este motivo, separamos 3 dicas para cuidar dos seus ouvidos. Veja:

Dica 1) Evite se expor ao trânsito e usar a buzina

A buzina de automóvel pode ter até 110 decibéis, ou seja, o dobro do nível indicado pela OMS. A exposição excessiva a esse barulho pode afetar seriamente o aparelho auditivo.

Conduzir veículos com as janelas fechadas é uma boa opção, sempre que possível.

Dica 2) Fuja das músicas altas nos fones de ouvido

Por mais que você não esteja poluindo o ambiente com uma música alta, a poluição sonora está afetando (e muito) os seus ouvidos. O uso exagerado de fones de ouvido por causar até mesmo a surdez.

Dica 3) Dê preferência a aparelhos domésticos silenciosos

Se estiver ao seu alcance, evite o uso de aparelhos barulhentos, a exemplo do secador de cabelos que pode ter até 90 decibéis e o liquidificador que pode ter até 85 decibéis.

No mais, sempre que puder evitar lugares muito barulhentos opte por isso.

Seus ouvidos agradecem

Você tinha noção dos impactos negativos da poluição sonora sobre a sua saúde?

Com a correria do dia a dia, essa é uma questão que pode passar despercebida. No entanto, de forma discreta, ela vai afetando nossa qualidade de vida e nossos ouvidos.

E em alguns casos os danos podem ser irreversíveis.

Sendo assim, comece cuidando dos ambientes que você vive e que estão sobre o seu alcance, além de sensibilizar as pessoas para a redução de ruídos desnecessários e prejudiciais.

Seus ouvidos agradecem e os de todos os seres vivos, também.

Leia mais: Como transformar sua saúde em uma semana? Conheça o Spa Tour Life

Dr. Victor Sorrentino

O médico gaúcho Victor Sorrentino carrega em seu DNA a relação com a Cirurgia Plástica. Filho de conceituado Cirurgião Plástico, respirou Medicina desde cedo e seguiu sua formação especializando-se no Rio de Janeiro.
Fechar Menu

Bebê Saudável – Protocolo Detox

O meio externo exerce influência direta na condição nutricional do bebê. Quanto mais desintoxicada e nutrida estiver a mulher, melhor será o ambiente em que o feto se desenvolverá, com ganhos reais também no pós-nascimento.

Realize sua detoxificação com nossa equipe multidisciplinar e experiente, garantindo a nutrição ideal na pré-concepção, reavaliação de hábitos, administração de emoções e estressores que podem afetar mãe e bebê durante a gestação.

Saiba mais sobre o funcionamento de nossos protocolos.

Anti-Tabagismo – Protocolo Detox

Protocolo complementar ao Programa Detox, remodelado para atender às necessidades especiais daqueles pacientes em busca da libertação do hábito de fumar.

Aliamos recursos terapêuticos e tratamentos naturais ao trabalho cognitivo e comportamental, abordando desde o fator fisiológico (necessidade física de fumar) até os aspectos emocionais atrelados ao tabagismo.

Medicamento formulado de acordo com a necessidade individual de cada paciente, conforme uso e tipo de cigarro.

Método exclusivo no estado do Rio Grande do Sul, alcançando expressivo índice de sucesso do tratamento.

Saiba mais sobre o funcionamento de nossos protocolos.

Day Spa

Vivencie uma mudança completa no seu estilo de vida. Sinta renascer um corpo puro e leve, uma mente iluminada e feliz, na Escola de Saúde Tour Life.

São 2 opções de programas que irão ajudar você a ficar com o corpo, a mente e o espírito em total harmonia.

Beleza Natural

Almoço Saudável, Alongamento, Banho de Argila, Câmara de Infravermelho Longo, Drenagem Linfática, Ducha Escocesa e Circular, Hidroterapia, Sauna Seca e Úmida, Informações Saudáveis por Dr. Édio Schaurich.

Tranquilidade e Bem-estar

Almoço Saudável, Alongamento, Câmara de Infravermelho Longo, Ducha Escocesa e Circular, Gomagem, Máscara de Argila Mineral, Massagem com Pedras Quentes, Terapia Watsu, Informações Saudáveis por Dr. Édio Schaurich.

Saiba mais sobre o funcionamento de nossos protocolos.

Weekend

Um final de semana para revigorar seu corpo e mente. Uma seleção de atividades especiais que incluem palestras, workshops, terapias relaxantes e terapêuticas em meio aos 8 hectares de natureza preservada do Spa Tour Life.

Inclui consulta médica com nosso Diretor Médico, Dr. Édio Schaurich (Especialista em Gerenciamento do Envelhecimento Saudável e Nutriendocrinologia Funcional) e complementação com Protocolos Médicos individualizados conforme resultados das avaliações*

*opcional.

Atividades inclusas

Saiba mais sobre o funcionamento de nossos protocolos.