Ingerir cálcio sem tomar leite é possível? Descubra como!

Quer aprender como ingerir cálcio sem tomar leite?

Ainda há quem ignore os malefícios do consumo de leite, de forma geral, em nome da obtenção de cálcio. Ou, simplesmente não sabem que o leite já deixou de ser sinônimo de saúde há muito tempo.

A maior parte de nós cresceu ouvindo que o leite é necessário para o crescimento e a formação dos ossos. De fato, enquanto alimento, poderia contar com essas funções caso não fosse submetido a um processo de produção altamente prejudicial às suas propriedades.

A boa notícia é que, sim, ingerir cálcio sem tomar leite é perfeitamente possível e altamente recomendável. Continue até o final para saber por que essa é a melhor estratégia para sua saúde.

O mito do leite como bebida saudável

O leite disponível para comercialização está longe de ser um bom alimento para a nossa saúde. Mesmo que pudéssemos ignorar todos os processos de pasteurização e embalagem do leite, ainda teríamos que lidar com o tratamento que as vacas recebem para produzir o leite.

Como em todos os animais, a vaca produz leite naturalmente com o único objetivo de amamentar seu filhote. Isso significa que, para produzir em escala industrial, ela é obrigada a gerar muito mais bezerros do que deveria em vida.

Isso reflete em uma produção hormonal do hormônio BCG, responsável pela gestação, muito elevada. Além dessa bomba de hormônios, a vaca é alimentada por pastos e rações com conteúdos altamente tóxicos devido aos pesticidas e organismos geneticamente modificados, conhecidos como transgênicos.

A vaca fica sujeita a inúmeras infecções e doenças, inclusive, devido ao manuseio de suas mamas, ocasionando em vários quadros de mastite. Isso significa que também é submetida a altas doses de antibióticos.

Todo esse panorama encurta a vida da vaca, que naturalmente gira em torno de 20 anos, para apenas 6 anos em média. Assim, já podemos suspeitar que o consumo de leite está longe de ser sinônimo de saúde.

Leia também: O que comer no café da manhã?

Mas, como ingerir cálcio?

Ao deixar de lado o leite, você não abre mão do cálcio. O excesso de toxinas do leite prejudica muito a absorção desse nutriente pelo organismo. A boa notícia é que existem muitos outros alimentos ricos em cálcio e muito mais nutritivos.

Vale a pena incluir as seguintes fontes de cálcio em sua dieta:

  • Gergelim;
  • Chia;
  • Semente de girassol;
  • Amêndoas;
  • Castanhas;
  • Brócolis é uma excelente fonte;
  • Sardinha;
  • Grão de bico;
  • Aveia;
  • Linhaça;
  • Quinoa;
  • Ovos.

Ao incluir esses alimentos em sua rotina, você não sentirá nem um pouco da falta do leite.

Lembrando que, para a boa saúde óssea, também é importante uma boa ingestão de alimentos ricos em magnésio e vitamina K2.

Ter uma rotina de exercícios físicos e de exposição ao sol também são fatores essenciais para manter a boa saúde dos ossos.

Eu espero que este artigo ajude você a entender que, sim, é possível ingerir cálcio sem tomar leite. Inclusive, é muito recomendável!

Até a próxima!

Dr. Victor Sorrentino

O médico gaúcho Victor Sorrentino carrega em seu DNA a relação com a Cirurgia Plástica. Filho de conceituado Cirurgião Plástico, respirou Medicina desde cedo e seguiu sua formação especializando-se no Rio de Janeiro.