O que comer no café da manhã?

Poucos refletem sobre o que comer no café da manhã.

Ah, o pãozinho branco acompanhado de uma xícara de café com leite. Existe algo mais brasileiro que isso?

É tão tradicional que provavelmente você nunca se questionou se este é o melhor para o seu organismo!

A maior parte das pessoas nunca ouviu sobre os efeitos inflamatórios dessa perigosa combinação. Para saber o que comer no café da manhã para ser saudável, continue até o final do artigo.

Por que o café da manhã não combina com carboidrato?

Para responder essa pergunta, precisamos retroceder alguns milhares de anos. Imagine os nossos ancestrais, vivendo nas cavernas. Suponha que ele acordasse às 7 da manhã, logo com a luz do sol. Quais alimentos estavam disponíveis a ele?

Provavelmente, nenhum! No máximo, alguns frutos de baixo nível calórico.

Ao acordar, há 10 mil anos, o ser humano certamente tinha outras prioridades logo ao se levantar. Em primeiro lugar, era preciso fazer as suas necessidades fisiológicas, ou seja, limpar o organismo por dentro.

Dificilmente ele teria algum alimento disponível para consumo no momento em que despertava. Era a hora de preparar tudo e sair à caça e à colheita.

Somente algumas horas mais tarde, depois de muito suor, poderia se alimentar.

Seu ciclo cardiano deve ser respeitado

Foi assim que seu organismo se adaptou ao longo dos milênios e séculos para funcionar. Logo durante a manhã, os níveis de cortisol estão bem altos. Além de ser o hormônio do estresse, o cortisol também está relacionado aos níveis de açúcar do organismo.

É por isso que, quando você começa o dia com um carboidrato, o açúcar passa mais tempo circulando pelo seu corpo. Todas as funções vitais do seu organismo são prejudicadas.

O ideal é aguardar os níveis de cortisol baixarem, o que pode levar no mínimo uma hora após o despertar. Quando você acorda, antes de tomar café, priorize fazer suas necessidades e até tomar banho, num processo de desintoxicação do organismo.

Isso ajuda até mesmo a baixar o cortisol, despertando o corpo para mais um dia.

Leia também: Alimentação e memória: o que você come tem impacto no seu cérebro

Afinal, o que comer no café da manhã?

Além de esperar no mínimo uma hora após levantar para se alimentar, é preciso escolher os alimentos certos. O café da manhã ideal é composto por alimentos fitoquímicos, por proteínas e por gorduras de boa qualidade.

Por fitoquímico, entenda alguns chás como o de camomila e a água saborizada com limão. Ovos, abacate e outras frutas também podem fazer parte desse momento.

Nenhum desses alimentos sobrecarrega o seu organismo. É o ideal para um momento que o seu corpo não pode lidar com uma grande carga glicêmica. Caso contrário, muita energia é roubada de você para fazer as suas atividades diárias.

Essa é uma das lições do protocolo Detox: respeitar o nosso ciclo cardiano. Não basta desintoxicar. Para buscar uma reconexão com a nossa fisiologia, é preciso favorecer que o corpo siga seu próprio ritmo.

Clique para conhecer: Protocolo Detox

Eu espero que este artigo ajude você a decidir o que comer no café da manhã.

Até a próxima!

Dr. Victor Sorrentino

O médico gaúcho Victor Sorrentino carrega em seu DNA a relação com a Cirurgia Plástica. Filho de conceituado Cirurgião Plástico, respirou Medicina desde cedo e seguiu sua formação especializando-se no Rio de Janeiro.