Você já ouviu que é necessário preparar o corpo antes de engravidar?
Basta refletir por um instante. Planejar uma gestação envolve uma série de mudanças que o casal realiza em suas vidas. Muitos deles fazem reservas financeiras, aumentam a casa, definem o tempo que a mulher vai levar até voltar ao trabalho…
Então, por que não preparar o corpo antes de engravidar?
Realizar exames antes da gestação não está relacionado apenas com tratamentos de fertilização. Durante esses exames, é possível investigar condições do pai e da mãe que atrapalhem a concepção e também desenvolvimento do bebê em sua fase fetal e também após o nascimento.
No entanto, mesmo que o casal não tenha nenhuma disfunção, devem preparar-se da mesma maneira. Pelo menos três meses antes, precisam começar a realizar exames e suplementar nutrientes que faltam no organismo para gerar um bebê saudável.
É como preparar o aquário para receber um novo peixinho. Se esse aquário está sujo, não existe condição para sobrevivência.
O mesmo vale para o bebê em relação ao útero de sua mãe. Leia até o final e veja como é possível preparar o corpo antes de engravidar.
Alimentação e suplementação
Preparar o organismo para engravidar envolve uma mudança de hábitos alimentares.
Como é de comum conhecimento, ao engravidar, o organismo repassa primeiro os nutrientes para o bebê. Isso significa que a mulher precisa de reservas desses nutrientes para quando estiver grávida.
A gestação ganha chances de ser descoberta por volta da 5ª semana, quando a mulher sente o atraso menstrual. A essa altura, o bebê já precisa de muitos nutrientes para o seu desenvolvimento. Ainda que seja do tamanho de um grão de feijão.
Ao se preparar para gestar, a mulher deve retirar os alimentos industrializados do seu cotidiano. Dê preferência a frutas, verduras, legumes e grãos. Se possível, consuma alimentos orgânicos, pois os agrotóxicos influenciam muito negativamente na saúde e na formação do bebê.
O ideal é você consultar um especialista antes mesmo de engravidar. É ele quem vai definir a dieta que você deve levar, bem como os suplementos necessários para engravidar com saúde.
Cuidado com o estresse
Tudo que a mãe sente interfere na saúde do bebê. Em relação à ansiedade para engravidar, é compreensível entre os casais, mas infelizmente mais atrapalha do que ajuda na fertilidade.
A explosão de hormônios como cortisol e adrenalina não contribuem nem um pouco para a mulher engravidar. O estresse pode afetar a atividade ovulatória, os ciclos menstruais e até dificultar a possibilidade do feto implantar-se na parede do útero.
Já na gravidez, o estresse enfraquece o sistema imunológico da mulher, o que prejudica o bebê e aumenta até mesmo as chances de um parto prematuro.
Uma boa saída para driblar o estresse é apostar em exercícios físicos e hobbies que proporcionem prazer e relaxamento.
Leia também: A importância de desintoxicar o corpo para a saúde
Abandone hábitos nocivos
Para os casais que desejam engravidar, é recomendado sempre que abandonem vícios como álcool e cigarro. Esses hábitos fazem a chance de conseguir uma gestação cair muito.
Além disso, no caso da mãe, ela não sabe que está grávida nas primeiras semanas. Em especial no caso do álcool, afinal, todo o teor consumido pela mãe passa para o bebê através do líquido amniótico.
Assim, o ideal é abandonar esses hábitos que em nada contribuem para a saúde.
Protocolo Bebê Saudável
Elaboramos esse protocolo especialmente para as tentantes que desejam reequilibrar o seu organismo para receber o bebê. Esse preparo vai refletir em ganhos até o pós-nascimento.
Quanto mais o organismo materno está desintoxicado e bem nutrido, maiores as chances de conseguir uma gestação segura e tranquila com um bebê em pleno desenvolvimento.
O Spa Tour Life conta com uma equipe multidisciplinar e experiente para atender a mulher que deseja reavaliar seus hábitos, garantir sua nutrição e controlar o estresse antes e durante a gestação.
Esperamos que este artigo ajude a entender por que é preciso preparar o corpo antes de engravidar.