Quais os principais benefícios da sauna para o organismo?

Você conhece os benefícios da sauna para o corpo? São diversos os estudos científicos que comprovam a melhora da saúde em diversos aspectos.

Antes de falar dos principais benefícios, quero desmistificar algumas inverdades sobre a prática, como a crença de que pode auxiliar na perda de peso.

O que ocorre é que a transpiração que é resultado da sauna faz que o corpo perca líquido e, portanto, apenas o peso relacionado a essa água é eliminado.

Assim que os níveis de fluidos retornam ao normal, provavelmente o peso volta. A menos que esteja associada a outras terapias, a sauna sozinha não tem efeito no processo de emagrecimento.

Mas, se você deseja emagrecer e ter uma vida mais saudável, vai gostar de conhecer o protocolo Detox, onde a sauna é apenas uma das terapias.

Não significa que isolada não ofereça benefícios – muito pelo contrário. Para saber os reais benefícios da sauna para o corpo, continue até o final deste artigo.

Sistema cardiovascular

Conforme estudo publicado na BMC Medicine, visitar sauna duas a três vezes semanais diminui as chances de morte por doença cardiovascular em 25%. Para aqueles que frequentam entre quatro e sete vezes por semana, o risco cai para 77% a menos.

A explicação? O ambiente da sauna eleva os batimentos cardíacos para 120 a 150 batimentos por minuto (bpm), o equivalente a um treinamento físico de baixo a moderado.

A temperatura elevada também melhora a dilatação dos vasos sanguíneos, o que favorece a circulação do sangue pelo organismo e regula a pressão arterial.

Cérebro

Os homens podem se beneficiar das sessões de sauna contra as doenças degenerativas. Estudo publicado na revista Age and Aging demonstrou que frequentar sauna duas ou três vezes por semana reduz os riscos de demência em 22% e de Alzheimer em 20%.

Aqui, a justificativa também pode ser relacionada á melhora da circulação, o que reduz a pressão sanguínea e a inflamação, preservando as funções cognitivas.

Leia também: O poder do detox em limpar para equalizar

Sistema respiratório

As doenças respiratórias também ficam longe de quem frequenta sauna. Asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e pneumonia contam com menores chances de se desenvolver, conforme estudo publicado em 2017.

Aqui, o calor é o principal responsável por beneficiar as funções dos pulmões e, por consequência, a respiração como um todo.

A sauna é uma das terapias oferecidas dentro do Protocolo Detox. Para saber mais sobre esse protocolo oferecido aqui no Spa Tour Life, clique aqui.

Espero que este artigo ajude você a entender os principais benefícios da sauna para o corpo.

Até a próxima!

Dr. Victor Sorrentino

O médico gaúcho Victor Sorrentino carrega em seu DNA a relação com a Cirurgia Plástica. Filho de conceituado Cirurgião Plástico, respirou Medicina desde cedo e seguiu sua formação especializando-se no Rio de Janeiro.