Anticoncepcional e emagrecimento: entenda a relação entre ambos

Você sabe o que tem a ver anticoncepcional e emagrecimento?

Com certeza, já ouviu de alguma conhecida – ou mesmo você passou pela situação – que usar a pílula anticoncepcional fez engordar ou dificultou a perda de peso.

Em alguns casos, a mulher chega a emagrecer após deixar de tomar comprimidos hormonais. Você sabe por que isso acontece?

No artigo de hoje, vamos explorar a relação entre anticoncepcional e emagrecimento. Leia até o final para saber por que a pílula influencia tanto no ganho de peso da mulher.

Influências do anticoncepcional no emagrecimento

Os rumores de que o anticoncepcional engorda existem desde que o medicamento começou a ser comercializado. Apesar disso, não foram realizados estudos que revelem alguma evidência sólida sobre essa relação.

No entanto, existem outros estudos interessantes sobre a pílula que podem levar a essa conclusão. Por exemplo, está comprovado que o uso de anticoncepcionais sintéticos inibe a testosterona no organismo. Falamos aqui de um hormônio importante para a definição da forma corporal.

A mulher conta com até 30 vezes menos testosterona que o homem. Mesmo assim, esse hormônio precisa estar em bons níveis para otimizar o processo de emagrecimento.

Quando a testosterona está baixa, a mulher tem diversos problemas. Incluindo as dificuldades para perder gordura e ganhar massa muscular.

Leia também: Um estilo de vida saudável é a sua melhor dieta

Por que não recomendamos anticoncepcional?

Sabemos que a modulação hormonal é uma das principais chaves para o bem-estar e a longevidade. A pílula anticoncepcional mexe de forma profunda com os hormônios. Esse impacto é bastante forte, afinal, seu uso costuma ir da adolescência até meados da menopausa.

Além de desregular a testosterona, o anticoncepcional também influencia a produção de diversos outros hormônios. Por isso, esse medicamento aumenta as chances da mulher sofrer com doenças como candidíase, trombose e problemas no útero.

Dê preferência aos anticoncepcionais mais alternativos, tais como a camisinha masculina e feminina, ou mesmo o DIU de cobre. Sem hormônios, eles influenciam menos o funcionamento do organismo enquanto evitam a gravidez.

Eu espero que este artigo tenha esclarecido a você a relação entre anticoncepcional e emagrecimento.

Até a próxima!

Dr. Victor Sorrentino

O médico gaúcho Victor Sorrentino carrega em seu DNA a relação com a Cirurgia Plástica. Filho de conceituado Cirurgião Plástico, respirou Medicina desde cedo e seguiu sua formação especializando-se no Rio de Janeiro.