Açúcar e depressão: existe relação entre eles?

A relação entre açúcar e depressão merece atenção especial de todos nós.

O açúcar é visto como uma substância inocente. Inclusive, por estar presente em alguns dos alimentos de nossas memórias de infância.

Falamos de uma droga presente na indústria alimentícia e, assim de fácil acesso por parte da população de todas as idades. Mas, para pesquisadores da área médica, fica claro que a nossa consciência precisa mudar.

Cada vez mais estudos comprovam os malefícios do consumo do açúcar para diferentes áreas da saúde. Com as doenças que envolvem emoções, não é diferente.

A depressão é interpretada pela maior parte da população como uma doença proveniente das más experiências de vida. É claro que os traumas e outros fatores são poderosos para desencadear essa condição.

Mas, não podemos ignorar os efeitos da alimentação sobre nossas emoções, inclusive no impacto em nosso estado depressivo. O açúcar estimula a mesma área do cérebro que outras drogas, como heroína e cocaína.

Assim, é preciso ficar atento aos seus efeitos a curto, médio e longo prazo. A seguir, você confere um importante estudo realizado no sentido de explicar a relação entre açúcar e depressão.

O que o açúcar causa a longo prazo?

Um estudo britânico observou a ação do açúcar em 10 mil pessoas, sendo dois terços homens. A pesquisa foi conduzida pela equipe do University College de Londres, a partir de 1985, com coleta de dados em intervalos que pode durar de 2 a 5 anos.

Deste grupo, foi realizado um recorte para fazer a análise de dados apenas dos participantes que relataram ter consumido 8 dos 15 alimentos de uma lista com itens como refrigerantes, bolos e chás adoçados.

A conclusão foi de que os homens do grupo que consumiam mais que 8 alimentos da lista contam com 23% maiores chances de desenvolver algum transtorno mental ao longo de um período de 5 anos.

A quantidade ingerida diariamente por esse grupo superou os 67g de açúcar por dia. Este é o equivalente a uma garrafa de coca-cola de 600ml. Também é mais que o dobro da recomendação da Organização Mundial da Saúde, que considera seguro o consumo de até 25 gramas por dia.

No entanto, os números foram comparados com homens que consumiam até 39g de açúcar por dia, o que até alguns anos atrás era considerado um índice seguro pela OMS.

O próprio fato da OMS restringir ainda mais as recomendações de quantidade de açúcar por dia já deve fazer refletir. O açúcar é uma substância de fácil acesso. Assim, cabe a cada um de nós evitar sempre que possível e jamais oferecer a menores de 2 anos.

Leia também: Transforme seu conceito de alimentação saudável

Como ficar livre dos efeitos do açúcar?

O açúcar está em boa parte dos alimentos que consumimos, em especial aqueles vindos das prateleiras. Dessa forma, acostumamos não apenas nosso cérebro a essa substância, mas todo o organismo.

Mesmo que você comece a evitar o açúcar, ainda demora muito tempo para o seu organismo se livrar completamente dos seus efeitos tóxicos. Principalmente por termos contato com o açúcar desde muito cedo em altas quantidades.

Por isso, a proposta do Spa Tour Life no Protocolo Detox é limpar o organismo de todas as substâncias que impedem o seu pleno funcionamento em prol de uma vida equilibrada. Tudo isso em um ambiente onde seu corpo e sua mente podem fazer uma reconexão com o aspecto mais natural da sua fisiologia.

É assim que você conquista uma vida mais saudável, plena e com muito mais disposição. Durante 5 dias, o programa faz você retornar ao seu estado natural. Conheça agora: Protocolo Detox.

Eu espero que este artigo ajude você a entender melhor a relação entre açúcar e depressão.

Até a próxima!

Compartilhar
Compartilhar

O Spa Tour Life utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.