É possível curar uma doença auto-imune?

Você tem dúvidas se é possível curar uma doença autoimune? Vou explicar a você como o organismo pode se restabelecer de uma doença autoimune. Engana-se quem acredita que o diagnóstico de doença autoimune representa uma vida toda fazendo uso de medicamentos.

Leia até o final para compreender como se manifesta uma doença autoimune e como vencer seus sintomas sem tomar medicamentos.

O que é doença autoimune?

Consideramos como doença autoimune aquelas manifestações anormais do sistema imunológico. Os glóbulos brancos chamados leucócitos, em vez de atacarem apenas as bactérias e os vírus invasores do organismo, atacam os tecidos saudáveis dos órgãos.

Atualmente, existem cerca de 80 tipos de doenças auto-imunes catalogadas. As mais comuns são a celíaca, lúpus, vitiligo, hepatite auto-imune, diabetes tipo 1, mas existem muitas outras.

Não existem evidências sobre as origens das doenças autoimunes. Há quem acredite ser herança genética, o que nem sempre é confirmado. Afinal, há algumas gerações, ouvíamos pouco sobre intolerância ou alergia alimentar.

Então, como pode ser exclusivamente genético? O que ocorre é que algumas pessoas contam com uma maior predisposição a desenvolver uma doença autoimune a partir de algum alimento consumido, exposição ao sol ou a outras substâncias.

Porém, são os hábitos de vida que vão determinar se essa doença vai se manifestar ou não.

Leia também: Como funciona o watsu?

Por que o tratamento tradicional é nocivo

O diagnóstico da doença autoimune, conforme a medicina tradicional, pede uso de drogas imunopressoras, como os corticóides. Tais medicamentos fazem que a atividade do sistema imunológico seja reduzida.

Assim, espera-se que as células de defesa do organismo trabalhe menos, deixando de atacar os tecidos saudáveis. O problema é que, ao puxar o freio da nossa defesa natural, também deixamos que células invasoras ataquem nosso organismo.

É por essa razão que portadores de doenças autoimunes costumam ficar mais suscetíveis a outros tipos de infecção e doenças. O uso prolongado desses fármacos traz efeitos colaterais bastante negativos para o corpo em sua totalidade.

Além de alterar o funcionamento do sistema imunológico, tais medicamentos podem causar hipertensão, alterações no sono, cataratas, osteoporose, entre outras doenças.

Como curar uma doença autoimune sem remédios?

São muitas as variáveis que levam ao desenvolvimento e à manifestação de uma doença autoimune. Quando usamos um medicamento, estamos atacando exclusivamente o problema sem levar em consideração a totalidade do organismo.

No Spa Médico Tour Life, contamos com o Protocolo Detox Autoimune. É através dele que o paciente é tratado de forma altamente personalizada. Afinal, as doenças não são todas iguais e podem contar com particularidades de acordo com o paciente.

O Protocolo Detox Autoimune inicia com uma análise clínica e laboratorial do paciente. A partir desse diagnóstico bastante preciso é que as etapas do processo de desintoxicação durante a estadia no Spa serão definidas.

O sistema imunológico tem no intestino a sua casa. Portanto, o órgão passa por testes de permeabilidade para detectar o crescimento bacteriano intestinal, levedura ou possíveis infecções.

A partir disso, o paciente é levado a um processo de reestruturação intestinal. Uma dieta livre de alimentos inflamatórios associada ao controle de hormônios como cortisol e vitamina D removem os sintomas das doenças autoimunes em poucas semanas, o que pode levar a interrupção da medicação.

Então, se é possível curar uma doença autoimune, vai depender da situação daquele paciente em específico. Posso dizer que a maior parte dos casos pode ser tratada sem medicação e muitos deles de fato podem ser curados.

Dr. Victor Sorrentino

O médico gaúcho Victor Sorrentino carrega em seu DNA a relação com a Cirurgia Plástica. Filho de conceituado Cirurgião Plástico, respirou Medicina desde cedo e seguiu sua formação especializando-se no Rio de Janeiro.