Alimentação e síndrome do ovário policístico: entenda a relação

Você sabia que alimentação e síndrome do ovário policístico tem tudo a ver? Você pode ter ouvido falar que a síndrome do ovário policístico tem causa meramente genéticas e, para prevenir, não há nada a ser feito.

Bem, existem sim muitos casos em que a síndrome do ovário policístico tem muito mais relação com a genética do que com o estilo de vida. Ocorre que o consumo de carboidratos simples e açúcares, quando não causam o problema, podem piorar muito essa condição.

Para saber qual é a relação entre alimentação e síndrome do ovário policístico, é preciso entender como esse problema se manifesta e aí sim a influência dos hábitos alimentares.

O que é síndrome do ovário policístico

Trata-se de um distúrbio endócrino que altera os níveis hormonais da mulher. Assim, os ovários formam cistos e aumentam de tamanho. Entre os principais sintomas dessa síndrome estão a menstruação irregular, a oleosidade da pele, queda de cabelo, excesso de pelos no corpo, entre outros devido ao aumento da testosterona.

As causas não são totalmente esclarecidas, porém, há fortes indícios que exista uma origem genética. Estudos ligam a doença com a resistência à ação da insulina no organismo.

Como existe um aumento desse hormônio na corrente sanguínea, o desequilíbrio hormonal é uma consequência. Dados do Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas de São Paulo revelam que 7% das mulheres em idade reprodutiva contam com esse problema.

Leia também: Por que você precisa abolir sua farmácia caseira

O que comer e o que evitar quando se tem SOP

Quem sofre com a Síndrome do Ovário Policístico precisa evitar os carboidratos simples que influenciam diretamente a ação da insulina. Quando esse tipo de alimento é constante, estimula-se os receptores estrogênios presentes nos ovários.

Assim é que aparecem os sintomas indesejáveis. Há médicos que receitem um anticoncepcional para resolver o problema, quando essa pílula apenas mascara os sintomas e a síndrome persiste.

Dessa forma, basta a mulher interromper o uso do anticoncepcional para que os sintomas retornem. É por isso que recomendo uma regulação do organismo como um todo. Quando essa interferência positiva acontece, o uso de remédios é totalmente dispensável.

A mulher com Síndrome do Ovário Policístico deve dar preferência a alimentos que não contribuem para a inflamação do organismo nem impactam negativamente nos hormônios. É o caso dos alimentos orgânicos, das gorduras de boa qualidade, dos carboidratos complexos e dos alimentos ricos em magnésio.

No Spa Tour Life, a mulher passa por uma bateria de exames para que receba um tratamento 100% personalizado.

Em casos de mulheres com a Síndrome do Ovário Policístico, além de passar por um processo de detox para regular os hormônios, também proporcionamos ensinamentos sobre como funciona o organismo. Como em uma verdadeira escola de saúde, tudo que você vivencia leva para o seu cotidiano.

Espero ter esclarecido sua dúvida sobre a relação da alimentação e síndrome de ovário policístico.

Até a próxima!

Dr. Victor Sorrentino

O médico gaúcho Victor Sorrentino carrega em seu DNA a relação com a Cirurgia Plástica. Filho de conceituado Cirurgião Plástico, respirou Medicina desde cedo e seguiu sua formação especializando-se no Rio de Janeiro.
Fechar Menu

Bebê Saudável – Protocolo Detox

O meio externo exerce influência direta na condição nutricional do bebê. Quanto mais desintoxicada e nutrida estiver a mulher, melhor será o ambiente em que o feto se desenvolverá, com ganhos reais também no pós-nascimento.

Realize sua detoxificação com nossa equipe multidisciplinar e experiente, garantindo a nutrição ideal na pré-concepção, reavaliação de hábitos, administração de emoções e estressores que podem afetar mãe e bebê durante a gestação.

Saiba mais sobre o funcionamento de nossos protocolos.

Anti-Tabagismo – Protocolo Detox

Protocolo complementar ao Programa Detox, remodelado para atender às necessidades especiais daqueles pacientes em busca da libertação do hábito de fumar.

Aliamos recursos terapêuticos e tratamentos naturais ao trabalho cognitivo e comportamental, abordando desde o fator fisiológico (necessidade física de fumar) até os aspectos emocionais atrelados ao tabagismo.

Medicamento formulado de acordo com a necessidade individual de cada paciente, conforme uso e tipo de cigarro.

Método exclusivo no estado do Rio Grande do Sul, alcançando expressivo índice de sucesso do tratamento.

Saiba mais sobre o funcionamento de nossos protocolos.

Day Spa

Vivencie uma mudança completa no seu estilo de vida. Sinta renascer um corpo puro e leve, uma mente iluminada e feliz, na Escola de Saúde Tour Life.

São 2 opções de programas que irão ajudar você a ficar com o corpo, a mente e o espírito em total harmonia.

Beleza Natural

Almoço Saudável, Alongamento, Banho de Argila, Câmara de Infravermelho Longo, Drenagem Linfática, Ducha Escocesa e Circular, Hidroterapia, Sauna Seca e Úmida, Informações Saudáveis por Dr. Édio Schaurich.

Tranquilidade e Bem-estar

Almoço Saudável, Alongamento, Câmara de Infravermelho Longo, Ducha Escocesa e Circular, Gomagem, Máscara de Argila Mineral, Massagem com Pedras Quentes, Terapia Watsu, Informações Saudáveis por Dr. Édio Schaurich.

Saiba mais sobre o funcionamento de nossos protocolos.

Weekend

Um final de semana para revigorar seu corpo e mente. Uma seleção de atividades especiais que incluem palestras, workshops, terapias relaxantes e terapêuticas em meio aos 8 hectares de natureza preservada do Spa Tour Life.

Inclui consulta médica com nosso Diretor Médico, Dr. Édio Schaurich (Especialista em Gerenciamento do Envelhecimento Saudável e Nutriendocrinologia Funcional) e complementação com Protocolos Médicos individualizados conforme resultados das avaliações*

*opcional.

Atividades inclusas

Saiba mais sobre o funcionamento de nossos protocolos.