Você sabe o que significa estar inflamado?

O que significa estar inflamado? Este é um conceito geralmente associado a alguma condição em que a doença se manifesta. Diante de uma alergia, por exemplo, é comum que o organismo inicie o processo inflamatório.

Assim, o corpo entra em um processo natural de cura. Todos os nossos sistemas são auto-limpantes e se desintoxicam por si próprios. Portanto, a inflamação ajuda o corpo a recuperar seu equilíbrio – chamamos de homeostase.

Esse processo é absolutamente normal. A inflamação aguda deve durar o tempo suficiente para que as células de defesa atuem protegendo os tecidos orgânicos. 

No entanto, quando não damos ao organismo as condições para que a inflamação cure nossos desequilíbrios, ficamos inflamados de forma crônica. Aí é o perigo se instala: a inflamação crônica subclínica atua silenciosamente e pode ocasionar doenças como Alzheimer e situações como o infarto.

Quer evitar doenças? Continue até o final deste artigo para entender o que significa estar inflamado e como evitar essa condição.

O que é inflamação crônica subclínica?

A inflamação crônica subclínica é caracterizada pelas agressões cotidianas às quais nosso organismo é exposto. Estresse, má alimentação, poluentes presentes no ar e na água, entre outros fatores tóxicos.

A má notícia é que essa inflamação normalmente é assintomática. Ou, o paciente sente desconfortos que considera inofensivos. Celulites, retenção de líquidos, alergias, dores inespecíficas e irritabilidade são alguns dos sintomas.

A inflamação crônica é capaz de gerar citocinas pró-inflamatórias, ou seja, proteínas responsáveis pela deterioração de diversos tecidos de nosso organismo.

São mais vulneráveis à inflamação crônica subclínica o intestino, as artérias, as articulações e os sistemas hormonais. Essa condição é tão preocupante porque, em 55% dos casos, resulta em morte súbita.

Quantas vezes você soube de alguém que, aparentemente, gozava de perfeita saúde até ser acometida por um mal estar, falecendo na mesma hora?

A boa notícia é que, ao assumir o papel de protagonista na sua própria saúde, consegue evitar esse tipo de situação. Alimentação saudável, atividades físicas regulares, sono reparador e exposição ao sol ajudam a evitar a inflamação crônica subclínica.

Leia também: Por que desintoxicar o corpo é tão importante para a saúde?

Revertendo as inflamações do organismo

Nem sempre é simples a mudança de hábitos. Reconhecemos que, mesmo quando o paciente melhora a sua rotina, ele se depara com grandes desafios. Os elementos tóxicos estão em todos os lados: em nossa água, nossa comida e até no ar que respiramos.

Pensando nesses casos, criamos o Protocolo Detox no Spa Tour Life. Nosso local fica em meio ao verde puro, em Montenegro. O paciente passa uma semana longe da poluição sonora, visual e respiratória.

Enquanto fica aqui, alimenta-se apenas daquilo que é cultivado em nossa horta e também recebe terapias diversas para recuperar seu equilíbrio. Tudo isso após uma avaliação médica minuciosa e bem precisa para aferir o grau de inflamação e intoxicação.

Sem dúvidas, o paciente sai do Protocolo Detox sentindo-se muito melhor do que quando entrou. Mas, e a volta à rotina? Essa preocupação é legítima. Pensando nisso, oferecemos também durante a semana no Spa aulas sobre saúde. Assim, você mantém os bons resultados por muito tempo em seu organismo.

Quer saber mais? Acesse o Protocolo Detox e descubra como acessar a saúde e o bem-estar que você merece. Agora que você sabe o que significa estar inflamado, chegou o momento de garantir que essa inflamação não origine doenças, mas sim restabeleça sua saúde.

Até a próxima!

Dr. Victor Sorrentino

Dr. Victor Sorrentino

O médico gaúcho Victor Sorrentino carrega em seu DNA a relação com a Cirurgia Plástica. Filho de conceituado Cirurgião Plástico, respirou Medicina desde cedo e seguiu sua formação especializando-se no Rio de Janeiro.