HIPOTIREOIDISMO: Investigação e Diagnóstico
hipoireoidismo-diagnostico

Geralmente encontramos opiniões que relacionam o hipotireoidismo apenas com o ganho de peso e a maior dificuldade no emagrecimento, entretanto hoje podemos dizer que a questão é bem mais ampla.

Atualmente podemos citar muitos possíveis sinais e sintomas do hipotireoidismo como:

  • Obesidade
  • Hipotensão
  • Infertilidade
  • Hipotermia
  • Ressecamento da pele
  • Queda de cabelos
  • Voz rouca
  • Ansiedade
  • Hiporreflexia
  • Letargia
  • Falta de concentração
  • Depressão
  • Agitação
  • Insônia
  • Fadiga
  • Constipação, e até a cefaleia.

 

O grande problema é o diagnóstico. Na maioria das vezes, não é realizado e, quando feito, cerca de 50 a 60% dos pacientes com hipotireoidismo tratados somente com T4 (Levotiroxina) infelizmente não respondem corretamente.

 

Somente uma investigação intensa pode levar a um diagnóstico real

Por que? Pois a tireoide é uma glândula extremamente complexa, onde são necessários diversos nutrientes específicos para que sua produção consiga ser eficaz. Pois digo que podemos considerar semelhante uma situação onde existe uma fábrica de automóveis com problema na produção, e a única preocupação do dono continua sendo somente produzir mais carros, sem buscar melhorar a própria fábrica!

 

Além disto, o hormônio ativo da tireoide, o qual denominado T3, necessita ser além de produzido, principalmente convertido, ou seja, através da tireoide e através de uma operação metabólica onde o hormônio T4 se transforma em T3. E para tal, uma verdadeira orquestra de micronutrientes deve estar preparada. Mas nem mesmo assim, parte das pessoas conseguem de fato realizar esta conversão fundamental.

 

O grande problema é que este hormônio não existe, pronto, para ser comprado em farmácias no Brasil. Portanto note que se não solicitarmos exames para verificar estes outros micronutrientes essenciais ao bom funcionamento da Tireoide e à produção do T3, tais como níveis de Selênio, Iodo, Zinco e do próprio T3, seus índices podem permanecer baixos.

 

E o alerta é que este hormônio fundamental, tão essencial,  é o único hormônio do corpo que todo e qualquer sistema e célula tem receptor, além da Vitamina D3, também considerada um hormônio. Isto quer dizer que o hormônio deve ser medido sempre? Aí entramos em um campo polêmico, onde não existe consenso. O fato é que muitos casos necessitam, outros não.

 

O T3 é o hormônio tireoidiano mais potente, deste modo, segundo estudos, pode ser necessário incluí-lo no tratamento de reposição de pacientes. Pode ser necessário também a presença de selênio, zinco, cobre, iodo, Vitaminas A, C, B2, B3, B6, Vitamina D3, para o perfeito funcionamento tireoidiano.

 

Existem ainda as deficiências hormonais que dificultam a conversão de T4 em T3 e devem ser verificadas, pois hormônios como GH, Melatonina, Testosterona, Progesterona e Cortisol têm grande influência sobre a glândula tireoide. Principalmente nos casos das mulheres usuárias das terríveis pílulas anticoncepcionais.

 

A clínica é soberana, devemos ouvir mais o paciente e confiar menos em somente números de “normalidade” em exames baseados em medidas estatísticas. Cada investigação, assim como cada pessoa, cada organismo, é único, e no momento em que a proposta é investigar, investigue a fundo, esgote as possibilidades, assim as chances de sucesso são maiores.

 

Dr. Victor Sorrentino

Dr. Victor Sorrentino

O médico gaúcho Victor Sorrentino carrega em seu DNA a relação com a Cirurgia Plástica. Filho de conceituado Cirurgião Plástico, respirou Medicina desde cedo e seguiu sua formação especializando-se no Rio de Janeiro.
Fechar Menu

Bebê Saudável – Protocolo Detox

O meio externo exerce influência direta na condição nutricional do bebê. Quanto mais desintoxicada e nutrida estiver a mulher, melhor será o ambiente em que o feto se desenvolverá, com ganhos reais também no pós-nascimento.

Realize sua detoxificação com nossa equipe multidisciplinar e experiente, garantindo a nutrição ideal na pré-concepção, reavaliação de hábitos, administração de emoções e estressores que podem afetar mãe e bebê durante a gestação.

Saiba mais sobre o funcionamento de nossos protocolos.

Anti-Tabagismo – Protocolo Detox

Protocolo complementar ao Programa Detox, remodelado para atender às necessidades especiais daqueles pacientes em busca da libertação do hábito de fumar.

Aliamos recursos terapêuticos e tratamentos naturais ao trabalho cognitivo e comportamental, abordando desde o fator fisiológico (necessidade física de fumar) até os aspectos emocionais atrelados ao tabagismo.

Medicamento formulado de acordo com a necessidade individual de cada paciente, conforme uso e tipo de cigarro.

Método exclusivo no estado do Rio Grande do Sul, alcançando expressivo índice de sucesso do tratamento.

Saiba mais sobre o funcionamento de nossos protocolos.

Day Spa

Vivencie uma mudança completa no seu estilo de vida. Sinta renascer um corpo puro e leve, uma mente iluminada e feliz, na Escola de Saúde Tour Life.

São 2 opções de programas que irão ajudar você a ficar com o corpo, a mente e o espírito em total harmonia.

Beleza Natural

Almoço Saudável, Alongamento, Banho de Argila, Câmara de Infravermelho Longo, Drenagem Linfática, Ducha Escocesa e Circular, Hidroterapia, Sauna Seca e Úmida, Informações Saudáveis por Dr. Édio Schaurich.

Tranquilidade e Bem-estar

Almoço Saudável, Alongamento, Câmara de Infravermelho Longo, Ducha Escocesa e Circular, Gomagem, Máscara de Argila Mineral, Massagem com Pedras Quentes, Terapia Watsu, Informações Saudáveis por Dr. Édio Schaurich.

Saiba mais sobre o funcionamento de nossos protocolos.

Weekend

Um final de semana para revigorar seu corpo e mente. Uma seleção de atividades especiais que incluem palestras, workshops, terapias relaxantes e terapêuticas em meio aos 8 hectares de natureza preservada do Spa Tour Life.

Inclui consulta médica com nosso Diretor Médico, Dr. Édio Schaurich (Especialista em Gerenciamento do Envelhecimento Saudável e Nutriendocrinologia Funcional) e complementação com Protocolos Médicos individualizados conforme resultados das avaliações*

*opcional.

Atividades inclusas

Saiba mais sobre o funcionamento de nossos protocolos.