Enxaquecas: Como Aliviar os Sintomas Através da Alimentação
Enxaquecas: Como Aliviar os Sintomas Através da Alimentação

As estatísticas informam que dores de cabeça atingem mais mulheres do que homens e na minha prática clínica eu pude comprovar esses dados.

A enxaqueca pode trazer um desconforto muito grande e afetar a produtividade da mulher e mesmo a sua forma de se relacionar com as pessoas. Dores de cabeça crônicas podem ser tão nocivas para a qualidade de vida de uma pessoa quanto uma doença mais grave.

Meu papel é estudar o causador das cefaléias em cada paciente, e já observei que na maioria dos casos, as causas das dores de cabeça estão associadas a hábitos de vida, e que com mudanças simples, podemos reverter esse quadro e devolver a liberdade de viver sem o desconforto da dor.

 

O sofrimento

As cefaleias podem causar dores intensas, profundas, latejantes ou intermitentes. Enxaquecas mais fortes podem ser acompanhadas de náuseas, tonturas, indisposição e intolerância a barulhos ou luminosidade. Há mulheres que sofrem com as dores  em determinados períodos do mês, o que pode ser um indicativo de associação com o ciclo hormonal ou com uso de anti-conseptivos. 

Pacientes com enxaqueca frequentemente apresentam um quadro de estresse, pois mesmo em períodos sem  dor, há a constante preocupação com ela.

 

As dietas restritivas e as enxaquecas

 

É muito comum também que as enxaquecas estejam relacionadas a ingestão de certos alimentos. Dietas desequilibradas podem ser responsáveis pela presença de cefaleias, pois a ausência de micronutrientes também pode desencadear crises.

Alguns alimentos alergênicos podem ser  causadores das dores de cabeça crônica, como o glúten por exemplo.

No tratamento de algumas pacientes, a suplementação com micronutrientes e a supressão de determinados tipos de alimentos podem ajudar a atenuar as dores de cabeça, e até mesmo suprimi-las.

 

 

O segredo está na alimentação

 

Preste bastante atenção na ingestão dos laticínios!  Não recomendo dieta a base de leite e alguns dos seus derivados.

Quer entender mais os motivos? Acesse o e-book sobre o mito do leite clicando aqui.

Muitas mulheres são extremamente sensíveis e estes alimentos podem ser o  desencadeador das enxaquecas. Queijos processados, iogurtes industrializados, bebidas lácteas adoçadas, pode parecer bobagem, mas não é.

Outro vilão é o glúten presente no trigo e outros alimentos. Praticamente todos os produtos à base de farinha de trigo, isso inclui pães, bolos, massas, wraps, absolutamente tudo que contém farinha de trigo, contém glúten.

O glúten pode ser a causa das enxaquecas, assim como amendoim e excesso de acúcar também podem ser os responsáveis pelo desencadeamento das dores de cabeça.

Esse assunto sobre os problemas que o glúten pode causar ao organismo é tão importante que produzi um livro digital exclusivo sobre isso e sobre os tipos de incompatibilidade com a substância!

 Clique aqui para baixar o e-book GLÚTEN

Eu costumo recomendar aos pacientes que sofrem de enxaquecas recorrentes que experimentem ficar sem ingerir lacticínios e alimentos que contenham glúten por pelo menos um mês para observar como se sentem em relação às dores.

Outro fator a ser considerado é o excesso de industrializados e compostos químicos a que somos submetidos na alimentação moderna.

Podem ser os desencadeadores  de enxaquecas:

  • aspartame
  • glutamato monossódico
  • corantes
  • conservantes (geralmente empregados em embutidos podem ser nocivos a saúde e se manifestarem em vários sintomas)

 

Deficiências

A falta das vitaminas do complexo B também pode desencadear dores de cabeça. 

  • B1 (tiamina)
  • B2 (riboflavina)
  • B3 (niacina)
  • B5 (ácido pantotênico)
  • B6 (piridoxina)
  • B7 (biotina)
  • B9 (ácido fólico)
  • B12 (cianocobalamina)

As vitaminas do complexo B são extremamente importantes, estão presentes em alimentos como peixes, espinafre, fígado, castanhas, abacate e vegetais verdes, como couve.

Outra deficiência que pode causar enxaquecas é a de Magnésio. O Magnésio é um mineral essencial para muitos processos do corpo humano e podem ser encontrados na couve, espinafre, figo seco, amêndoas, feijão preto, castanha de caju, coentro, alcachofra, sementes de abóbora.

 

 

Outros fatores importantes

O desequilíbrio hormonal também pode ser o grande causador das enxaquecas, principalmente perto do período menstrual. Estresse, falta de sono reparador, álcool, tabaco, açúcar e sedentarismo podem contribuir para as dores.

Sabemos que o estilo de vida, equilíbrio hormonal, exercícios físicos, sono reparador podem influenciar no surgimento e na intensidade das enxaquecas pois participam diretamente do equilíbrio das substancias químicas do corpo que agem diretamente no cérebro, como a melatonina, serotonina, dopamina e ainda hormônios importantes como estradiol, cortisol, hormônio do crescimento e progesterona.

Cada um desses componentes químicos pode exercer influência na incidência e na intensidade das dores de cabeça.

 

O corpo é um todo, e cefaleia não é a uma doença em si, porém é um sintoma de que algo não está bem no organismo. Se você sofre de dor de cabeça, comece revendo seus  hábitos diários e fazendo testes com a alimentação, a qual pode conter toxicidades que estão causando as indesejáveis enxaquecas.

 

Victor Sorrentino

Dr. Victor Sorrentino

O médico gaúcho Victor Sorrentino carrega em seu DNA a relação com a Cirurgia Plástica. Filho de conceituado Cirurgião Plástico, respirou Medicina desde cedo e seguiu sua formação especializando-se no Rio de Janeiro.
Fechar Menu

Bebê Saudável – Protocolo Detox

O meio externo exerce influência direta na condição nutricional do bebê. Quanto mais desintoxicada e nutrida estiver a mulher, melhor será o ambiente em que o feto se desenvolverá, com ganhos reais também no pós-nascimento.

Realize sua detoxificação com nossa equipe multidisciplinar e experiente, garantindo a nutrição ideal na pré-concepção, reavaliação de hábitos, administração de emoções e estressores que podem afetar mãe e bebê durante a gestação.

Saiba mais sobre o funcionamento de nossos protocolos.

Anti-Tabagismo – Protocolo Detox

Protocolo complementar ao Programa Detox, remodelado para atender às necessidades especiais daqueles pacientes em busca da libertação do hábito de fumar.

Aliamos recursos terapêuticos e tratamentos naturais ao trabalho cognitivo e comportamental, abordando desde o fator fisiológico (necessidade física de fumar) até os aspectos emocionais atrelados ao tabagismo.

Medicamento formulado de acordo com a necessidade individual de cada paciente, conforme uso e tipo de cigarro.

Método exclusivo no estado do Rio Grande do Sul, alcançando expressivo índice de sucesso do tratamento.

Saiba mais sobre o funcionamento de nossos protocolos.

Day Spa

Vivencie uma mudança completa no seu estilo de vida. Sinta renascer um corpo puro e leve, uma mente iluminada e feliz, na Escola de Saúde Tour Life.

São 3 opções de programas que irão ajudar você a ficar com o corpo, a mente e o espírito em total harmonia.

Beleza Natural

Almoço Saudável, Alongamento, Banho de Argila, Câmara de Infravermelho Longo, Drenagem Linfática, Ducha Escocesa e Circular, Hidroterapia, Sauna Seca e Úmida, Informações Saudáveis por Dr. Édio Schaurich.

Tranquilidade e Bem-estar

Almoço Saudável, Alongamento, Câmara de Infravermelho Longo, Ducha Escocesa e Circular, Gomagem, Máscara de Argila Mineral, Massagem com Pedras Quentes, Terapia Watsu, Informações Saudáveis por Dr. Édio Schaurich.

Saiba mais sobre o funcionamento de nossos protocolos.

Weekend

Um final de semana para revigorar seu corpo e mente. Uma seleção de atividades especiais que incluem palestras, workshops, terapias relaxantes e terapêuticas em meio aos 8 hectares de natureza preservada do Spa Tour Life.

Inclui consulta médica com nosso Diretor Médico, Dr. Édio Schaurich (Especialista em Gerenciamento do Envelhecimento Saudável e Nutriendocrinologia Funcional) e complementação com Protocolos Médicos individualizados conforme resultados das avaliações*

*opcional.

Terapias inclusas

Saiba mais sobre o funcionamento de nossos protocolos.