Patologias auto-imune

É possível eliminar ou atenuar os sintomas sem uso de remédios?

Assista ao vídeo do Dr. Victor Sorrentino sobre doenças auto-imune.

Aperte o play

Existem mais de 80 tipos diferentes de doenças autoimunes

Mas o que acontece no corpo para a instalação dessas doenças? As doenças autoimunes só existem porque o sistema imunológico não atua de forma adequada.

Normalmente o sistema imunológico não consegue distinguir uma célula saudável do corpo de uma célula invasora e causadora de doenças. As causas deste “defeito” imunológico ainda são desconhecidas.

Mas sabemos que nas doenças auto-imunes, os glóbulos brancos do sangue, chamados leucócitos, se comportam de forma anômala. Os leucócitos são as células de defesa, e ao invés de proteger o corpo contra substâncias invasoras como vírus, bactérias, tumores e tóxicas, passam a atacar as células normais do organismo.

Tratamento Tradicional

A abordagem convencional às doenças auto-imunes normalmente emprega drogas imunossupressoras, como os corticoides, que fazem a inibição do funcionamento do sistema imunológico.

E, na maioria das vezes, a redução da atividade do sistema imunológico vai comprometer as defesas do corpo contra outros agentes patogênicos, como fungos, bactérias e vírus. Dessa forma, é comum que pacientes portadores de doenças auto-imunes fiquem suscetíveis a outros tipos de infecção e doenças, devido ao uso prolongado de medicações imunossupressoras.

Além disso, os fármacos imunossupressores podem acarretar outros efeitos secundários, incluindo maior hipertensão arterial, cataratas, alterações do sono e osteoporose.

Protocolo Detox

Doenças Autoimune Spa Tour Life

Doenças autoimunes muitas vezes começam com uma suscetibilidade genética, mas há muitos fatores externos que também estão relacionados com a autoimunidade. A antiga visão da genética era que, a sua mãe ou pai tinha uma doença, você estava predestinado a ter essa mesma condição de saúde.

Estudos científicos modernos do campo da epigenética têm demonstrado que o estilo de vida e fatores ambientais são determinantes para a expressão dos genes.

Assim, os alimentos que comemos ou deixamos de comer, os micro e macro nutrientes que absorvemos ou deixamos de absorver, os níveis de stress e desequilíbrio emocional, hábitos de sono e exposição a toxinas determinam dinamicamente a manifestação das doenças autoimunes.

Como funciona

A resposta autoimune “equivocada” pode ser modulada e revertida significativamente sim, e de forma natural. Uma dieta livre de alimentos inflamatórios associada ao controle dos hormônios como cortisol e vitamina D podem manter o paciente assintomático em poucas semanas, e até levar a interrupção do uso de medicações.

O Protocolo Detox Autoimune é uma abordagem terapêutica que inicia com a análise clínica e laboratorial do paciente para indicar as etapas do processo de desintoxicação do organismo durante a estada no Spa Tour Life.

No intestino reside o sistema imunológico, por isso durante o protocolo, o paciente passa pela avaliação da permeabilidade intestinal, que detecta crescimento bacteriano intestinal (SIBO), levedura ou infecções parasitárias. Em seguida, o paciente recebe a prescrição dos métodos de reestruturação da flora do intestino.

Os níveis de anticorpos do paciente são medidos através de exames específicos e a relação com a doença auto-imune apresentada, e uma análise é feita para detectar possíveis alimentos que desencadeiam reações cruzadas que podem estar incendiando o sistema imunológico e agravando os sintomas da doença auto-imune.

A partir desses dados, a equipe multidisciplinar, liderada pelos médicos Édio Shaurich e Victor Sorrentino, desenvolve a prescrição de dieta personalizada e administração de suplementos necessários para modulação da resposta imunológica do paciente.

Na imersão da escola de saúde do TourLife, o paciente aprende a estimular a eliminação de toxinas pela pele, pela urina e pelo intestino, o que pode ser determinante na redução dos sintomas da doença. Além disso, adquire ferramentas para gerenciar os níveis de stress através do aprendizado de técnicas ayurvédicas de meditação, que serão fundamentais para o equilíbrio imunológico.

Doenças autoimunes não são curáveis, mas podem ser gerenciáveis e há muita coisa que pode ser feita naturalmente para colocar o sistema autoimune em remissão.

Envie um e-mail