Doenças autoimunes não têm cura, mas são gerenciáveis

Você já deve saber que doenças autoimunes não têm cura. Uma vez que a pessoa desenvolveu e teve diagnosticada uma determinada condição, infelizmente, terá que conviver com a doença por toda a vida.

A boa notícia é que existem estratégias dentro da medicina que possibilitam administrar essas doenças, colocando o sistema imunológico em remissão.

Ao final deste artigo, você vai entender o que caracteriza uma doença autoimune e descobrir como o paciente pode alcançar o equilíbrio em sua vida.

Sobre doenças autoimunes

Atualmente, existem mais de 80 tipos de doenças autoimunes catalogadas. As mais conhecidas são:

  • Lúpus;
  • Vitiligo;
  • Esclerose múltipla;
  • Tireoide de Hashimoto;
  • Doença celíaca;
  • Artrite reativa;
  • Anemia perniciosa;
  • Diabetes tipo 1.

O que todas as doenças acima têm em comum? Essas condições são causadas devido ao ataque do sistema imunológico às células boas do organismo. Os glóbulos brancos do sangue são os responsáveis por expulsar vírus e bactérias do organismo.

Porém, quando ele não distingue as células do corpo das células invasoras, acaba atacando também os tecidos bons do organismo.

Certamente, você já ouviu que as doenças autoimunes são passadas de geração em geração. A verdade é que, apesar da predisposição genética, existem fatores ainda mais fortes que podem acarrretar na expressão dessas doenças.

Estudos científicos modernos do campo da epigenética demonstram que fatores ambientais e estilo de vida são determinantes para que uma doença se manifeste ou não.

Uso indiscriminado de medicamentos, muito contato com alimentos processados e também com itens tóxicos ao organismo podem confundir o sistema imunológico. Tudo isso aliado aos nutrientes que deixamos de absorver, os níveis altos de estresse, maus hábitos de sono e às toxinas do nosso cotidiano, pode ser catastrófico à nossa saúde.

Leia também: Como funciona a vitamina D na prevenção de doenças?

Como viver bem com uma doença autoimune?

O paciente pode se submeter a uma dieta natural para reverter a resposta autoimune. É essa a proposta do Protocolo Doenças Autoimunes do Spa Tour Life.

Para corrigir essa anomalia do sistema imunológico, é preciso que o organismo fique livre de elementos tóxicos. A dieta sem nenhum alimento inflamatório, apenas com elementos retirados da horta, é associada ao controle de hormônios como cortisol e vitamina D.

Dessa forma, em poucas semanas, o paciente pode ficar assintomático. Em alguns casos, pode até mesmo cessar o uso de medicamentos.

Tudo começa com uma análise clínica e laboratorial. Depois disso é que as etapas do processo de desintoxicação do organismo são indicadas. Assim, o paciente recupera o equilíbrio do seu sistema imunológico.

Eu espero que este artigo seja esclarecedor para você entender por que doenças autoimunes não têm cura, mas são gerenciáveis.

Até a próxima!

Dr. Victor Sorrentino

O médico gaúcho Victor Sorrentino carrega em seu DNA a relação com a Cirurgia Plástica. Filho de conceituado Cirurgião Plástico, respirou Medicina desde cedo e seguiu sua formação especializando-se no Rio de Janeiro.